Portugal tem seis atletas nos Campeonatos Mundiais de Meia Maratona

A FPA deu a conhecer os nomes dos seis atletas que irão representar Portugal nos Campeonatos Mundiais de Meia Maratona

Portugal Campeonatos Mundiais de Meia Maratona
Portugal tem seis atletas nos Campeonatos Mundiais de Meia Maratona - ©Marcelino Almeida - fotos de arquivo

Portugal irá estar representado por seis atletas nos Campeonatos Mundiais de Meia Maratona, que se realizam no dia 17 de outubro, em Gdynia (Polónia), anunciou a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Em curto comunicado, a FPA indica que foram convocadas para representar as cores de Portugal nos Campeonatos Mundiais de Meia Maratona as atletas do Sporting Sara Moreira e Jéssica Augusto, enquanto o contingente masculino será composto pelos ‘benfiquistas’ Rui Pinto e Samuel Barata, por Luís Saraiva, do Sporting de Braga, e por Nuno Lopes.

A comitiva será liderada por António Sousa, Técnico Nacional de Meio Fundo, e integra ainda o treinador Paulo Colaço.

 

Sobre:

Campeonato Mundial de Meia Maratona (em inglês, IAAF World Half Marathon Championships) é um evento organizado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), órgão máximo da modalidade, foi disputado pela primeira vez em Newcastle na Inglaterra, em 1992. Inicialmente era realizado todos os anos, mas em 2011 a competição não se realizou pois passou a ser bienal. Em 2006 e 2007 foi mudado de nome para Campeonato Mundial de Estrada, desde 2008 voltou para o nome antigo.

Esta competição substitui o Campeonato Feminino do Mundo de Estrada, que se realizou entre 1983 e 1991.

Meia-maratona é uma corrida com uma distância igual a metade de uma maratona, ou seja de 21,1 km (21 097,5 metros).

A distância, apesar de bastante popular entre corredores profissionais e atletas de massa de todo o mundo, por ser uma prova de resistência que exige menos treinamento e mais adequada a corredores comuns que a maratona, provocando menos fadiga muscular, não é disputada em campeonatos oficiais, como os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial de Atletismo. Desde 1992, entretanto, a IAAF criou para os atletas de elite o Campeonato Mundial de Meia Maratona, disputado até 2005 e retornando em 2008.

 

aNOTÍCIA.pt