Automóveis Clássicos e Históricos em passeio pelas Termas do Centro

“Termas Centro Classic Cars”, levou proprietários de automóveis clássicos e históricos a conhecer cinco das estâncias termais da região Centro.

Clássicos e Históricos e Termas Centro
Clássicos e Históricos em passeio pelas Termas Centro - ®DR

A iniciativa “Termas Centro Classic Cars”, que teve lugar nos dias 18,19 e 20 de setembro, levou mais de meia centena de automóveis clássicos e históricos, divididos por 29 equipas portuguesas e espanholas, a conhecer cinco emblemáticas estâncias termais da região Centro, bem como os principais atracões turísticos da região.

O programa teve início na passada sexta-feira (18), com uma visita às Termas do Cró, no Sabugal, que serviram como base do percurso durante o passeio. No local, os participantes do encontro puderam desfrutar de algumas experiências termais, antes da apresentação oficial do evento e do jantar de boas-vindas.

No sábado, os participantes saíram em direção a Almeida, onde visitaram as Termas Fonte Santa de Almeida e o Museu Fronteira da Paz, visita obrigatória em Vilar Formoso.

Seguiram-se as Termas de Águas de Penamacor, as Termas de Monfortinho e o Sabugal e seu Castelo, terminando o passeio novamente nas Termas do Cró.

No domingo, o destino principal foram as Termas de Unhais da Serra, onde teve lugar o almoço de encerramento e a entrega de troféus.

Os participantes chegaram de origens tão diversas como Lisboa, Porto, Guarda e Coimbra, sendo de salientar a presença de cinco equipas de Espanha. O diretor do Museu de História de la Automocion de Salamanca (MHAS), Luis Mata, com um Mercedes-Benz 300 SL de 1991, e a presidente do MG Clube de Portugal, Isabel Tinoco, com um MG B de 1973, foram alguns dos condutores que fizeram questão de conhecer as Termas Centro.   

Entre os carros de coleção que palmilharam as estradas do Centro de Portugal, a organização do evento destaca um Alfa Romeu Giulietta 1750 TCT 240HP; um Porsche 944 Turbo S; um Volkswagen Split, de 1950; um Alfa Romeu Giulia de 1968; um Alfa Romeu de 1973; um Jaguar de 1995; um Alfa Romeu Giulietta Sprint GTA de 1968; e um Rover 216 coupé de 1993. 

Num fim de semana marcado por alguma instabilidade meteorológica, o “Termas Centro Classic Cars, cumpriu todo o programa de visitas previsto, apesar da chuva que por vezes teimou em cair o que obrigou a uma maior precaução na condução. A melhoria do tempo no final de sábado e no domingo, permitiu desfrutar melhor das paisagens e aproveitar o passeio ao máximo.

No final do “Termas Centro Classic Cars”, Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro, sublinhou o ambiente de grande satisfação a que se assistiu durante os três dias, deixando antever uma possível segunda edição, em 2021, ideia que foi corroborada por Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre.

O “Termas Centro Classic Cars” foi organizado pela rede Termas Centro em parceria com o Clube Escape Livre e contou com vários apoios e colaborações, de que são exemplo o Turismo do Centro de Portugal e a SPAL, responsável pela oferta dos troféus aos participantes.

 

aNOTÍCIA.pt

Veja as imagens dos automóveis clássicos e históricos pelas Termas Centro: