Cortiça com crescimento em atividade e valor, revela estudo da APCOR

Um estudo da APCOR em colaboração com a Deloitte Corporate Finance S.A. que analisou a performance financeira e operacional do setor, revela que o setor da cortiça em Portugal revela uma tendência de crescimento em atividade e valor.

cortiça e APCOR
Cortiça com crescimento em atividade e valor, revela estudo da APCOR - ®DR

O relatório da APCOR analisou a performance financeira e operacional do setor da cortiça, no âmbito de uma iniciativa que concretiza uma das atividades do projecto “Cork_Inov”, programa desenvolvido no âmbito do SIAC Qualificação, e financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia – FEDER, com um investimento de cerca de 650.000€.

O relatório que será apresentado esta segunda-feira, caracteriza a situação económico-financeira das empresas corticeiras, tendo como objetivo primordial a análise dos principais indicadores macro económicos do setor da Cortiça em Portugal e no mundo, para além de realçar os indicadores tais como a evolução global da atividade, rentabilidade, emprego, mercado externo, solvabilidade e estrutura de capitais .

Um dos indicadores do estudo, revela que o setor da cortiça, gera mais de 9000 postos de trabalho a nível nacional, quer nas empresas ligadas à extração, transformação ou comercialização desta matéria prima.

 Do ponto de vista operacional, o estudo reúne a informação face à tipologia das empresas do setor, permitindo que estas possam equacionar as melhores soluções financeiras mediante a sua dimensão e natureza, apresentado ainda a análise comparativa do setor da Cortiça face a indústrias transformadoras portuguesas, tendo por base igualmente os indicadores acima mencionados.

Os resultados do estudo serão apresentados num webinar, na próxima segunda-feira, 21 de setembro, às 15 horas.

 O estudo integral pode ser consultado aqui.  

 

Sobre:

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) fundada em 1956, sediada no coração da indústria da cortiça, no concelho de Santa Maria da Feira, está no mercado há 60 anos e é hoje a única associação patronal do setor em Portugal.

 A APCOR representa atualmente mais de 270 empresas – responsáveis por 80% do volume total de negócios do setor e 85% das exportações portuguesas de Cortiça – e é presidida por João Rui Ferreira.

Enquanto representante de um dos setores mais preponderantes da economia portuguesa, a APCOR tem como missão promover e divulgar a indústria no país e no mundo.

 

aNOTÍCIA.pt