Misty Fest traz Rodrigo Cuevas a Portugal

A 11ª edição do Misty Fest, que vai decorrer durante o mês de novembro, traz a Portugal, Rodrigo Cuevas, conhecido cantor e compositor espanhol, que fará assim a sua estreia no nosso país.

Misty Fest e Rodrigo Cuevas
Misty Fest traz Rodrigo Cuevas a Portugal - ®DR

Rodrigo Cuevas estreou em 2019 o seu terceiro espetáculo, “Trópico de Covadonga”, do qual é protagonista e realizador e que chega agora a Portugal, pela mão do Misty Fest.

O espetaculo aborda o conceito de tempo e os ciclos do ano no formato de um cancioneiro popular contemporâneo. A base é o álbum produzido e cocomposto por Refree, Manual de Cortejo, que se encontra nomeado para os mais importantes prémios da crítica e da indústria do país vizinho.

Trópico de Covadonga dá também nome à digressão que tem arrecadado aplausos efusivos por toda a Espanha (e não só…), cruzando, além da música, coreografias e projeções vídeo num envolvimento multimédia de perfeito arrojo.

Com a ajuda do conceituado e muito requisitado produtor Raül Refree (Lina, Rosalía ou Lee Ranaldo são alguns dos artistas com que trabalhou recentemente), Rodrigo Cuevas, transmite uma visão musical singular e moderna, que casa elementos do flamenco e de folclores espanhol com toques de eletrónica e outros elementos contemporâneos.

Concertos de Rodrigo Cuevas no Misty Fest :

5 novembro no Museu do Oriente, Lisboa

6 novembro no Auditório de Espinho

8 novembro no Convento São Francisco, Coimbra

 

Sobre:

Rodrigo Cuevas nasceu em Oviedo , Astúrias . Estudou piano e tuba no Conservatório de Música Eduardo Martínez Torner (CONSMUPA). Mais tarde estudou Sonologia na Catalunha College of Music (ESMUC) em Barcelona.

Fez parte da dupla musical La Dolorosa Compañía que se caracterizou pelas suas interpretações no freak-pop. A Companhia Dolorosa era formada por Lúa Gándara e o próprio Cuevas no acordeão. Ambos usavam os apelidos de Jimena Fernández e Fernando Jiménez, respectivamente. 

Na sua música e shows, Rodrigo Cuevas incorpora bases eletrônicas na música tradicional além de usar uma roupagem rural mesclada de cabaré e pin-up, sendo conhecido como Freddie Mercury do folclore asturiano. 

Em 2012 publicou o álbum “Yo soy la maga”, no qual fez uma resenha de canções tradicionais galegas. 

Em 2016 lançou o disco “Prince of Verdicio”, que incluiu a canção que o tornou conhecido do grande público: “El ritmu de Verdiciu”. Nele fundiu a tradicional canção asturiana “Soy de Verdicio” com “ Ritmo de la noche ”, a canção disco dos anos noventa do grupo belga Mystic . 

Em 2017 publicou um EP homenagem ao cantor Tino Casal . O EP inclui duas versões deste artista asturiano, Embrujada e Pánico en el Edén . Neste último, contou com a colaboração de Mari Luz Cristóbal Caunedo e Femme Fetén entre outras. 

Em 2019 publicou o álbum Manual Courtship em colaboração com Raül Refree no qual incluía a canção Rambal em homenagem ao gijonés transformista assassinado em 1976, Alberto Alonso Blanco (Rambal) . O álbum inclui também uma versão do género copla , O dia em que nasci, original de 1936 do Imperio Argentino no filme Morena Clara . 

 

aNOTÍCIA.pt