A Cherovia, como iguaria gastronómica, é promovida no Puralã e DAbeira

Associando-se ao “Festival da Cherovia” o Puralã e DAbeira promovem o legume de antigamente como iguaria gastronómica de 21 a 27 de setembro.

Cherovia
A Cherovia, como iguaria gastronómica, é promovida no Puralã e DAbeira - ®DR

De 21 a 27 de Setembro, o Puralã Wool Valley Hotel & Spa e o restaurante DAbeira no Covilhã Country Club associam-se, uma vez mais, ao “Festival da Cherovia”, um festival gastronómico que se realiza há mais de dez anos na Covilhã e que é dedicado a esta raiz comestível tão popular neste concelho, também conhecida por “pastinaca”. O tributo a este produto endógeno da região é apresentado como uma sobremesa criativa exclusiva no Puralã, o Tentúgal de Cherovia, e como prato principal no DAbeira durante toda a semana.

Quem descobre a cherovia rapidamente se apaixona por este legume devido ao intenso sabor, tornando o seu passeio pelo paladar muito agradável. Conhecida como a “raiz (comestível) mais famosa de Portugal”, este tubérculo, cultivado na Cova da Beira, é conhecido por ser rico em vitamina C, potássio, cálcio, fósforo, ferro e fibras.

Os benefícios para a saúde são inúmeros, nomeadamente, melhora o trânsito intestinal, reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2, reforça o sistema imunitário, melhora a saúde a nível cardiovascular, facilita a digestão e também acalma a tosse.

Devido à pandemia do Covid-19, a edição deste ano do Festival da Cherovia vai ter uma forte componente online.

Este festival, que vai já na 13ª edição, é um convite para conhecer esta iguaria e para percorrer a cultura e património do concelho da Covilhã.

 

Sobre: 

A Cherovia, também conhecido como Pastinaca, é um tubérculo com a forma de uma cenoura e a cor do nabo, rica em vitamina C, potássio, fósforo e magnésio, que tem vindo a ganhar importância na gastronomia.

Muito utilizada em sopas e saladas, é também servida frita ou em puré, sendo já reconhecidos os inúmeros benefícios deste tubérculo para a saúde, nomeadamente, o melhoramento do trânsito intestinal, a redução do risco de desenvolver diabetes do tipo 2, reforço do sistema imunitário e a melhoria da sua saúde a nível cardiovascular.

 

Artigo relacionado com: 

Cherovia, o “legume do antigamente” em destaque na Quinzena Gastronómica do Puralã – Wool Valley Hotel & Spa