Novo teste rápido da Bosch ao coronavírus fornece resultados fiáveis em 39 minutos

A partir de agora disponível na Europa, o teste aprovado pela CE ajuda a evitar o tempo em quarentena, dispensa laboratórios e torna as viagens e o trabalho mais seguros, segundo a empresa alemã.

Bosch e teste rápido e coronavírus
Novo teste rápido da Bosch ao coronavírus fornece resultados fiáveis em 39 minutos - ®DR

A Bosch desenvolveu um novo teste rápido para o seu dispositivo de análise Vivalytic que permite detetar o patógeno SARS-CoV-2 (coronavírus) em apenas 39 minutos. Este é atualmente o teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) mais rápido do mundo, e está destinado ao uso descentralizado em centros de teste móveis localizados em estações de serviço de rodovias ou nos aeroportos. As pessoas que fazem o teste podem mesmo obter um resultado fiável enquanto ainda estão no local onde realizaram o teste. A partir de agora disponível na Europa, o teste aprovado pela CE ajuda a evitar o tempo em quarentena, dispensa laboratórios e torna as viagens e o trabalho mais seguros. “Uma das chaves para combater a pandemia do coronavírus é identificar rapidamente as fontes de infeção. É por isso que nos concentramos em dar continuidade ao desenvolvimento do nosso primeiro teste de coronavírus com um ainda mais rápido”, disse Dr. Volkmar Denner, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. “Este novo teste vai tranquilizar as pessoas ainda mais rapidamente.”

O desenvolvimento do novo teste singleplex PCR da Bosch faz parte de um projeto de investigação e desenvolvimento financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF). “Acredito que seja importante que as pessoas tenham a informação sobre o seu estado de saúde o mais rápido possível. Nesse sentido, os insights da ciência e da investigação podem trazer enormes benefícios”, afirmou a Ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Anja Karliczek. “Nos próximos meses, seremos confrontados com o desafio específico de ter que testar mais pessoas. O melhorado procedimento do teste desenvolvido pela Bosch com o apoio da BMBF tem o potencial para se assumir com uma ajuda tremenda neste complexo trabalho. O rápido aperfeiçoamento das nossas capacidades tecnológicas mostra quão inovadores podem ser os progressos que as empresas alemãs podem oferecer em tempos de crise”, reforça a ministra Anja Karliczek.

O novo teste rápido da Bosch ao coronavírus tem uma sensibilidade de 98% e uma especificidade de 100%. Para o desenvolver, a Bosch Healthcare Solutions, subsidiária da Bosch, uniu esforços com a empresa alemã de biotecnologia R-Biopharm – um fornecedor líder de testes manuais de PCR altamente sensíveis. Os testes PCR são considerados o padrão de excelência dos métodos de teste.

 

aNOTÍCIA.pt