“Sabores e Saberes” substitui Festival Nacional de Gastronomia de Santarém em tempo de pandemia

Face à impossibilidade de realização da edição do Festival Nacional de Gastronomia de 2020, devido à Covid-19, a celebração do seu 40º anivesário é feita com o evento “Sabores e Saberes – 40 anos de História”

Sabores e Saberes e Festival Nacional de Gastronomia
“Sabores e Saberes” substitui Festival Nacional de Gastronomia de Santarém em tempo de pandemia - ®DR

Integrado no Programa da Celebração dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, e tendo em conta a impossibilidade da realização da sua 40ª edição, devido à Covid-19, em sua substituição, surge o evento “Sabores e Saberes – 40 anos de História”. De 15 a 25 de Outubro na Casa do Campino e na Restauração Local o património Gastronómico Português será o palco principal do evento.

De forma inovadora, todos os dias, os Restaurantes, que ao longo das últimas décadas têm participado no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém vão confecionar na Restauração de Santarém, colocando à disposição da população em geral a possibilidade de provar a Gastronomia Nacional na Restauração Local.

Os “Jantes Sabores e Saberes” serão outro momento alto do evento,confecionados pelos Chefs José Avillez, um dos 100 melhores do mundo, Rui Paula, com duas estrelas Michelin, Vitor Matos, premiado nacional e internacionalmente, tendo também com uma estrela Michelin, Miguel Gameiro, Chef e Cantor, Rodrigo Castelo e Filipe Pina, filhos de Santarém, que conquistaram diversos prémios nacionais ao longo dos últimos anos.

Herman José irá também efetuar uma demonstração Gastronómica com o Chef João Correia, abrilhantando o evento com a sua boa disposição.

Momentos musicais também marcarão o evento com a atuação de Herman José, Miguel Gameiro e os Três Bairros.

Realizar-se-ão duas conferências sob os seguintes temas, “Gastronomia e vinhos: provar, beber e entender” e do “Jornalismo especializado: da mesa à notícia”.

O Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves,refere que “Santarém é há 40 anos o palco privilegiado da gastronomia portuguesa, este evento vem reforçar a estratégia do Município de afirmar Santarém como Capital Nacional da Gastronomia”.

João Leite, Presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém,destaca que “o evento irá ter um importante impacto na economia local, contribuindo para a valorização e afirmação do Concelho deSantarém no contexto nacional e internacional”.

O evento terá uma forte componente digital com transmissões on-line de todas as iniciativas. As medidas de segurança serão uma prioridade. O Plano de Contingência aprovado para o evento, prevê uma redução substancial da lotação, bem como, a implementação de medidas que visam atribuir segurança e conforto.

A organização conjunta entre o Município de Santarém e a Viver Santarém mobilizou a concretização de parcerias que permitem a sustentabilidade financeira do evento, destacamos: a Entidade de Turismo Alentejo Ribatejo; Repsol Gás Portugal; Grupo Nov; Águas de Santarém; Delta Cafés; Bom Sucesso – Orivárzea; Estrela Dam; os Vinhos do Tejo; a Companhia Portuguesa; direct Wine – clickàporta e o ISLA –Santarém.

O Programa completo do “Sabores e Saberes – 40 anos de História”, que este ano substitui o Festival Nacional de Gastronomia, pode ser consultado aqui.  

 

aNOTÍCIA.pt