Quinta do Noval Touriga Nacional 2017 : sutil e de grande delicadeza aromática

O Quinta do Noval Touriga Nacional 2017 acima de tudo, exprime a qualidade aromática floral e delicada desta emblemática casta.

Quinta do Noval Touriga Nacional 2017
Quinta do Noval Touriga Nacional 2017 : sutil e de grande delicadeza aromática - ®DR

Intenso e concentrado, com uma estrutura de taninos refinada, o Quinta do Noval Touriga Nacional 2017 distingue-se pela sua delicadeza, uma característica do estilo da Quinta. Resulta de uma seleção cuidada dos melhores lotes produzidos pela Quinta do Noval, neste caso, da vindima de 2017.

De cor violeta, este vinho, apresenta um aroma floral e apimentado, que é suportado por um elegante equilíbrio e textura. Na boca ressalta a violeta, cereja e alguma mineralidade, com notas de chocolate no final.

O Quinta do Noval Touriga Nacional 2017 foi fermentado em cubas de inox durante 10 dias onde, em seguida, decorreu a fermentação malolática. Posteriormente foi envelhecido em barricas de carvalho francês durante 10 meses, 35 % em barricas novas.

Referenciada pela primeira vez em 1715, a Quinta do Noval, no período pós filoxera, foi adquirida em 1894 por António José da Silva que a desenvolveu nas três décadas seguintes.

A Quinta do Noval ganhou reputação com a declaração do 1931 Quinta do Noval Porto Vintage e o 1931 Quinta do Noval Nacional Porto Vintage, que são provavelmente os Vinhos do Porto que mais sensação causaram durante o século XX. 

Uma nova linha de engarrafamento e um armazém foram concluídos em Alijó, próximo do Pinhão, em 1997. Este projeto tornou a Quinta do Noval a primeira das casas tradicionais de vinho do Porto a centralizar todas as atividades no Douro em vez de Vila Nova de Gaia.

Nos anos 90, uma centena de hectares da propriedade foram replantados, adaptando os métodos de poda às necessidades de cada parcela. Atualmente, possuí uvas de elevada qualidade que, por um lado, garantem a excelência dos vinhos do Porto da Quinta do Noval e, por outro lado, a produção dos vinhos do Douro desde 2004.

 

aNOTÍCIA.pt