Chef José Vintém no “Duetos: Vinhos e Petiscos do Alentejo”

No 2.º episódio da iniciativa "Duetos: Vinhos e Petiscos do Alentejo" o Chef José Vintém confeciona em direto a ementa ideal a servir com os Vinhos do Alentejo

Chef José Vintém Duetos
Chef José Vintém no "Duetos: Vinhos e Petiscos do Alentejo" - ®DR

No segundo momento de “Duetos: Vinhos e Petiscos do Alentejo”, que se iniciou no passado dia 15 de outubro, o presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Francisco Mateus estará a conversa com o chef José Vintém enquanto se confeciona um prato para acompanhar o vinho Tapada dos Chaves, branco, Vinhas Velhas 2008.

O Chef portalegrense, conhecido pela sua dedicação aos pratos típicos da região, estará a discutir, enquanto prepara uma ementa com produtos regionais e sazonais, o potencial vitivinícola da região do Alentejo.
 
O segundo episódio da iniciativa “Duetos: Vinhos e Petiscos do Alentejo”, com a participação do Chef José Vintém, vai ser transmitido esta quinta-feira, 22 de outubro, pelas 12h30. Esta emissão em direto é a segunda de três que integram a inédita iniciativa “Duetos: Vinhos e Petiscos do Alentejo” criado a partir da necessidade de apoiar os membros locais, tendo em conta a atual situação pandémica.

PROGRAMA DO EVENTO “DUETOS: VINHOS E PETISCOS DO ALENTEJO” 
 
22 de outubro, pelas 12h30 | Francisco Mateus (presidente da CVRA) e chef José Vintém conversam sobre o potencial vitivinícola da região do Alentejo.
 
29 de outubro, pelas 18h15
 | Pedro Verdial (responsável pela gestão das redes sociais da CVRA) e o chef de doçaria conventual, Fernando Correia, abordam o novo espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo, bem como o Enoturismo na região.

 

SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA:
 
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.
 
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, EUA, Polónia e China.
 
Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

 

aNOTÍCIA.pt