Marinha Portuguesa vai comandar Força Naval Europeia no Corno de África

Uma equipa de quatro militares da Marinha Portuguesa, liderada pelo capitão-de-mar-e-guerra Diogo Arroteia irá comandar a Força Naval Europeia – Operação Atalanta

Marinha Portuguesa Força Naval Europeia
Marinha Portuguesa vai comandar Força Naval Europeia no Corno de África - ®DR

O capitão-de-mar-e-guerra Diogo Arroteia, acompanhado de uma equipa constituída por mais cinco militares da Marinha Portuguesa, irá comandar a Força Naval Europeia – Operação Atalanta, entre os meses de dezembro de 2020 e março de 2021, na área do Corno de África e Oceano Índico.

​Os militares da Marinha Portuguesa vão estar embarcados a bordo do navio-chefe da força, o ESPS Reina Sofia, da Armada Española, e durante 4 meses, e serão responsáveis por comandar, controlar e coordenar toda a atividade operacional da Força Naval Europeia – Operação Atalanta, incluindo os navios e as aeronaves atribuídas à missão.

Os militares da Marinha encontram-se atualmente na fase de aprontamento e preparação para a missão.

A Operação Atalanta tem como objetivos principais proteger os navios do World Food Programme e toda a navegação considerada vulnerável e, ainda, prevenir ataques de pirataria e roubo no mar. 

A Força terá, ainda, como missão monitorizar as atividades de pesca na costa da Somália e apoiar outras missões da União Europeia e de Organizações Internacionais sediadas na Somália, com vista a melhorar a segurança marítima na região.

 

Sobre o Capitão-de-mar-e-guerra, José Diogo Pessoa Arroteia: 

O comandante Diogo Arroteia nasceu em 03 de janeiro de 1968. Ingressou na Escola Naval em 14 de outubro de 1985, tendo sido promovido a Guarda- marinha em 01 de outubro de 1990. Foi promovido ao atual posto em 01 de janeiro de 2015.

Especializou-se em Comunicações, em 1992, tendo ainda frequentado diversos cursos, entre os quais o NATO Maritime Communications Staff Officer Course, o NATO Communications and Information Systems Course, o NATO INFOSEC Course, o Maritime Warfare Course e o Curso de Promoção a Oficial General.

O comandante Diogo Arroteia embarcou em diferentes unidades navais, desempenhando funções de chefe de serviço de comunicações e de oficial de comunicações de vários estados-maiores embarcados de forças navais e conjuntas. Em terra desempenhou entre outras funções a chefia da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação do Comando Naval além de representante nacional e da Marinha em diversos grupos de trabalho NATO no âmbito do Maritime Command and Control Information System (MCCIS).

Regressou ao mar em outubro de 2005 tendo ocupado lugares vários como o Comando da Esquadrilha de Navios de Superfície, e o Comando da Força Naval Portuguesa. Em novembro de 2018 passou a exercer o cargo de Chefe da Área de Planos do Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM). Desde 4 de setembro de 2020 é o Diretor do Centro integrado de Treino e Avaliação Naval.

Ao longo da sua carreira naval foi agraciado com diversas condecorações, incluído o título de Comendador da Ordem de Avis, assim como medalhas de Serviços Distintos Prata, Mérito Militar, Cruz Naval, Comportamento Exemplar, Medalha ATALANTA, Medalha NATO e diversas medalhas de comissões de serviço especiais.

 

aNOTÍCIA.pt