Praia do Norte, Nazaré, espera entrada de ondulação grande

A Praia do Norte, na Nazaré, espera a entrada de um swell grande que poderá ser a onda das carreiras desportivas dos big riders

Praia do Norte Nazaré
Praia do Norte, Nazaré, espera entrada de ondulação grande - ®DR

Entre ontem, dia 28, e hoje dia 29 de outubro é esperada a primeira grande ondulação da nova temporada de ondas grandes na carismática Praia do Norte, na Nazaré. 

As previsões apontam para a entrada de um swell grande, bem como para a movimentação dos big riders dentro de água, na expetativa de apanharem a onda das suas carreiras desportivas.

Após reunião das autoridades oficiais locais, foram determinadas algumas normas destinadas à assistência de público que costuma acorrer em grande volume à Praia do Norte na Nazaré, tendo em conta o atual contexto pandémico.

Assim, e como normas preventivas, o Forte de S. Miguel Arcanjo estará encerrado ao público e o trânsito em direção à Estrada do Farol condicionado.

A presença das autoridades no local será reforçada para a verificação do cumprimento das regras gerais de saúde determinadas no âmbito do combate ao Covid-19, tais como o distanciamento obrigatório entre pessoas, e o uso de máscara em espaços públicos. 

 

Sobre:

A Praia do Norte é uma praia do concelho da Nazaré, na região Oeste, em Portugal, a qual ficou internacionalmente conhecida devido à formação das suas ondas gigantes. É muito ventosa, sendo propícia à prática de bodyboard, surf, kitesurf e windsurf.

Caracterizada pelas grandes ondulações vindas do atlântico (canalizadas pelo Canhão da Nazaré). Um dos mais famosos breaks no mundo – beachbreak – como tem fundo de areia existem muitos picos pela praia sendo o mais famoso “o das rochas”. Ondas acessíveis até aos 2 metros. Podendo se encontrar condições perfeitas entre outubro e março. Estas ondas são caracterizadas pelas suas rampas, triângulos e força. As correntes são muito fortes e perigosas.

Atualmente realizam-se 2 campeonatos internacionais: Nazaré Pro (que faz parte do circuito mundial de bodyboard – APB Assossiation of Professional Bodyboarders) realizado em outubro e o Nazaré Challenge (que faz parte do Big Wave World Tour da World Surf League) realizado entre outubro e fevereiro, e existem ainda outros campeonatos nacionais tais como o Circuito Regional do Centro e Etapas do Nacional e o Nacional Esperanças.

Hoje em dia é impossível falar da Nazaré sem referir o recorde mundial registado no livro do Guinness World Records da maior onda já surfada, de 24,38 metros, estabelecido pelo brasileiro Rodrigo Koxa, na Praia do Norte, 8 de Novembro de 2017. Também na Praia do Norte, a surfista Maya Gabeira, também do Brasil, obteve o recorde de onda mais alta já surfada por uma mulher, com uma altura de 22,4 metros, em fevereiro de 2020.

aNOTÍCIA.pt

 

 

Fonte: CMN