Citroën 2 cv Charleston faz 40 anos

Chic e original o Citroën 2 cv Charleston começou por ser uma Série Especial de 8.000 unidades com faróis redondos com as respetivas carcaças em vermelho, para rapidamente passar a série ilimitada

Citroën 2 cv Charleston
Citroën 2 cv Charleston faz 40 anos - ®DR

Há 40 anos, em 1980, a Citroën lançava uma Série Especial de 8.000 unidades do seu 2 CV designada “Charleston”, que em França tinha um preço de 24.800 francos franceses. O Comunicado de Imprensa de então, afirmava na época, “Para satisfazer os ‘puristas’ do 2 CV, os faróis são redondos com as respetivas carcaças em vermelho.”

Simultaneamente chic e original, o 2 CV 6 Charleston incorporava o mais elevado patamar de conteúdos e de potência de sempre para um 2 CV. Após o 2 CV Spot de 1976, o 2 CV 6 Charleston dominou o novo fenómeno das séries limitadas. Com base no nível de equipamento Club, o 2 CV 6 Charleston distingue-se pelos seus revestimentos interiores específicos e os faróis redondos, à semelhança do 2 CV Spécial.

O sucesso foi tal, que no ano seguinte, em julho de 1981, a série limitada passou a ilimitada, passando a produzir-se em série na fábrica de Levallois e a integrar o catálogo da gama de modelos Citroën. A versão de produção em série diferia da edição limitada pela adoção de faróis cromados e revestimentos interiores cinza, com decorações em formato de losango.

Inicialmente proposto com uma pintura bicolor Vermelho Delage e Preto, o 2 CV Charleston ver-se-ia, em julho de 1982, complementado por uma versão em Amarelo Hélios e Preto, substituída em julho do ano seguinte por outra em dois tons Cinza, Nocturne e Cormoran.

A partir de 1988, a produção passou a ser assegurada pela fábrica de Mangualde, em Portugal. Os modelos produzidos nesta unidade são identificáveis pela presença da marca do fabricante de vidros “Covina”, inserida nas diferentes superfícies vidradas do veículo.

A 27 de julho de 1990, às 16h30, saiu das linhas de produção de Mangualde o último 2 CV, uma unidade 2 CV 6 Charleston em Cinza Nocturne e Cinza Cormoran. Foi a unidade nº 5.114. 969, e última, do “2 Cavalos” (“Deuche” para os franceses).

O “2 Cavalos” tornou-se num dos ícones da história do automóvel e congrega uma imensidão de colecionadores em todo o mundo. O Charleston contribuiu para este sucesso, tendo reforçado a imagem do modelo durante os últimos 10 anos de produção.

Presentemente, um 2 CV Charleston, em bom estado, tem uma cotação de 14.500 € para uma unidade da série limitada em estado original, e de 10.500 € para uma unidade de produção em série.

É ainda possível adquirir um 2 CV Charleston no formato miniatura de 3 polegadas (5 €) ou porta-chaves (4 €), disponíveis na loja Lifestyle da Citroën. O Charleston é extremamente popular: uma em cada cinco miniaturas 2 CV vendidas é um Charleston.

Em 2008, por ocasião do 60º aniversário do 2 CV, foi lançada uma série limitada Charleston num outro modelo da gama Citroën, igualmente descapotável: o C3 Pluriel Charleston com a mesma pintura bicolor Vermelho Delage e Preto.

Sobre o Citroën 2 CV CHARLESTON:

O 2 CV 6 Charleston apresenta todo o charme e simplicidade do 2 CV, adicionando, em total harmonia, um toque extra de jovialidade e elegância. É revestido por uma pintura inconfundível bicolor cujas tonalidades são separadas por um recorte arredondado fazendo lembrar as linhas do protótipo 2 CV de 1939.

A tonalidade mais escura cobre a parte inferior da carroçaria, os guarda-lamas e o tejadilho até a parte superior do para-brisas. A tonalidade mais clara cobre a porta da bagageira, o capô, a moldura das janelas e a moldura do para-brisas, bem como as jantes. Um rebordo composto por duas listas brancas contorna a parte superior das janelas, seguindo o seu formato arredondado, e na zona superior, uma ripa cromada adorna as calhas de escoamento de água em volta das portas.

Enquanto a edição limitada Charleston recebe faróis em vermelho Delage, as versões normais, de produção em série, contam com faróis cromados. Os para-choques são em cor cinza metalizada e a porta da bagageira apresenta um monograma adesivo em forma quadrada, com a designação da versão. As longarinas da carroçaria possuem ripas cromadas e as rodas possuem embelezadores cromados herdados do Dyane.

Adotando o nível de acabamento do 2 CV 6 Club, o painel de instrumentos é equipado com um velocímetro de grandes dimensões e botões de premir de forma retangular, para acionamento dos comandos do limpa para-brisas, piscas e a luz do nível de fluido dos travões. Conta ainda com volante monobraço que, desde 1976, equipa os 2 CV topo de gama. O equipamento de conforto inclui também palas para-sol, com espelho de cortesia para o passageiro. Atrás das palas estão alojados os dois ganchos de desbloqueio da capota, para abertura da mesma a partir do interior.

O interior das portas é revestido por um tecido cinza e uma faixa em plástico preto, incluindo, na sua estrutura, uma alça para ajudar a fechar as portas, e revestimento do punho de abertura e do sistema de fecho. O 2 CV 6 Charleston recebeu, na sua edição limitada, bancos com revestimento “Pieds de Coq“, enquanto as unidades produzidas em série apresentam revestimentos em cinzento com motivos em formato de losango.

Ao contrário dos 2 CV 6 Club e Special, a opção de embraiagem centrífuga não esteve disponível. Aquando do seu lançamento e ao longo da sua carreira, o motor do 2 CV 6 Charleston não sofreria quaisquer alterações significativas. Assim, esta versão dispõe do motor A06/635 com uma potência de 29 cv DIN às 5.750 rpm, nível de performance possível graças à adoção, em 1978, de um carburador de duplo corpo Solex 26/35 CSIC. No restante, este motor de 602 cm3, ao serviço desde fevereiro de 1970, mantém as suas principais características. O diâmetro e o curso foram sempre de 74 x 70 mm, resultando numa taxa de compressão de 8,5 e num binário de 4 mkg às 3.500 rpm.

O equipamento elétrico de 12V conta com um alternador 28A acionado por correia a uma polia que aciona também a ventoinha de refrigeração de 9 lâminas. A suspensão funciona em interação entre os dois eixos e dispõe de molas helicoidais. Os travões são de tambor à frente e atrás, comandados por um cilindro mestre simples.

 

FICHA TÉCNICA

Comprimento x Largura x Altura: 3,83 m x 1,48 m x 1,60 m;

Distância entre eixos: 2,40 m;

Lotação: 4 passageiros;

Motor: A06/635;

Cilindrada : 602 cm3;

Diâmetro x Curso: : 74 mm x 70 mm;

Taxa de compressão: 8,5;

Binário: 4 mkg às 3.500 rpm;

Combustível: gasolina;

Potência fiscal / real: 3 CV / 29 cv DIN às 5.750 rpm;

Pneus: 125/15;

Relação peso-potência: 17,0; 

Peso a seco em ordem de marcha: 560 kg;

Travões dianteiros / traseiros: de tambor, de disco a partir de 1982 / de tambor;

Travão de mão: comando mecânico nos travões dianteiros.

 

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