Aldeia Histórica de Monsanto conta “Histórias da Aldeia entre a Noite e a Madrugada”

Monsanto a "Aldeia Mais Portuguesa de Portugal" fecha o ciclo 12 em Rede | Aldeias em Festa com "Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada"

Monsanto Histórias da Aldeia
Aldeia Histórica de Monsanto conta “Histórias da Aldeia entre a Noite e a Madrugada” - ®dR

A Aldeia Histórica de Monsanto, a “Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”, fecha o ciclo 12 em Rede| Aldeias em Festa com um dia repleto de atividades e surpresas, inspiradas nas “Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada”.

Um dos mais ilustres habitantes da Aldeia Histórica de Monsanto foi Fernando Namora, médico e escritor português. Fernando Namora exerceu atividade como médico municipal de Monsanto, entre outubro de 1944 e outubro de 1946. E foi inspirado pelo encanto daquela Aldeia Histórica, das suas gentes e histórias, que escreveu o romance “A Noite e a Madrugada”, em 1950.

Essa obra, juntamente com outros mitos e lendas que povoam o imaginário popular de Monsanto, vão servir de mote para a festa do Ciclo “12 em Rede” 2020, que chega à Aldeia Histórica de Monsanto, no próximo dia 7 de novembro com o tema “Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada”. O evento, que é o último do ciclo deste ano, contará com várias atividades e surpresas para os habitantes e visitantes de Monsanto: estão previstas visitas guiadas, rota pelos restaurantes e tascas, workshop de adufe, showcooking gastronómico, entre outros.

Devido à pandemia, a participação presencial será limitada, mas a transmissão por livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal, permitirá a todos viver e sentir a festa em Monsanto.

A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Pode inscrever-se para o programa da festa na Aldeia Histórica de Monsanto junto do e-mail [email protected]  ou do Posto de Turismo de Monsanto (presencialmente ou por telefone: 277 314 642).

Para aproveitar, em pleno, esta oportunidade de conhecer a Aldeia Histórica de Monsanto, a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, promotora do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, em parceria com o associado Try Portugal, propõem um programa turístico que inclui alojamento em quarto duplo com pequeno-almoço, entrada exclusiva nos programas “12 em Rede”, passeio noturno “S. Pedro de Vir a Corça” em Monsanto, visita guiada de meio-dia “A Rota dos Fósseis”, entre outros. O programa pode ser consultado aqui.

Um evento que é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Programa do evento “Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada”, em Monsanto:

10:00 -17:00 – Casa dos Sabores e das Artes – Produções tradicionais e abordagens contemporâneas
Mostra de produtos da região e no contexto das Aldeias Históricas de Portugal.
Acesso condicionado de acordo com as normas de segurança da DGS em vigor.
Local: Posto de Turismo
 
Ensemble Med
Conhecimento e articulação do adufe no contexto da percussão histórica – em particular da bacia do Mediterrâneo – com as linhas contemporâneas de criação musical. Corolário de um processo iniciado com a residência artística a decorrer desde o dia 4. Os trabalhos sucedem-se ao longo de todo o dia, com concerto final pelas 21h30.
 
Workshops
Salão de Festas/ Lagar a ser transmitido via Facebook Aldeias Históricas de Portugal
10h00 às 11h00 –  Aula com Dr. Maurício Molina: O Adufe na Idade Média – webinar
11h30 às 12h30 – Aula com Tiago Soares: Tamorra e Tamburello  – streaming
16h às 17h00 – Aula  com Isabel Martin: Pandero cuadrado de Peñaparda – webinar
 
10:00 – Visita Guiada – O castelo de Monsanto: um lugar inexpugnável…
Percurso entre a aldeia e o castelo…
Local de Encontro: Posto de Turismo (duração média: 2h) presencial, limitado a 5 pax
 
Rota pelos restaurantes e tascas
O que vamos comer? Venha conhecer as propostas dos restaurantes e tascas locais neste dia (ementas divulgadas online)
Acesso condicionado de acordo com as normas de segurança da DGS em vigor, aplicadas a cada espaço.
 
14:30 – Oficina dos Sabores – Cogumelos de Outono
Receituário e produtos tradicionais: (re)descoberta e renovação.
Local: Hotel-Escola de Monsanto
Streaming
 
15:00 – Do Ramo de uma Árvore: conversa à volta da palheta.
Facebook live
 
Visitas Guiadas – Histórias entre a noite e a madrugada
À descoberta das histórias pelo circuito urbano…
18h – (duração média: 1h)
Streaming
22h30 – Do S. Pedro ao S. Miguel (duração aprox: 1h) – visita documentário
Streaming
 
21:00 – Concerto – Ensemble Med & Convidados. O Canto da Sibila
Daniela Tomaz: direção artística, flautas & adufe
Maurício Molina: investigação/transcrição e percussão histórica
Mariana Fabião: voz
Carme Juncadella: organetto
José Alberto Gomes: eletrónica
Local: Igreja Matriz
Live Streaming

aNOTÍCIA.pt