Fernando Pimenta é embaixador do Comité Olímpico Internacional

Comité Olímpico Internacional nomeia Fernando Pimenta embaixador para promover a consciencialização dos atletas em relação aos riscos da manipulação de competições

Fernando Pimenta e Comité Olímpico Internacional
Fernando Pimenta é embaixador do Comité Olímpico Internacional - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O medalhado Olímpico Fernando Pimenta juntou-se ao grupo de embaixadores do projeto Believe in Sport, do Comité Olímpico Internacional (COI), para promover a consciencialização dos atletas em relação aos riscos da manipulação de competições.

Com este novo papel, Fernando Pimenta irá trabalhar em proximidade com o Comité Olímpico de Portugal (COP) para ajudar os seus colegas a reconhecer e reportar eventuais manipulações.

“É gratificante e um motivo de orgulho ser embaixador do Comité Olímpico Internacional e do projeto Believe in Sport para ajudar na promoção das boas práticas no desporto e para os atletas de todas as modalidades saberem dos riscos da manipulação de resultados e da competição”, assegurou Fernando Pimenta. “Hoje em dia é cada vez mais importante termos consciência de que isto é uma realidade e que temos de banir as pessoas que prejudicam o desporto. Precisamos de um desporto limpo, sem batota, com verdade desportiva. É para mim um prazer representar os atletas portugueses junto do COI e trabalhar com o COP para ajudar os meus colegas.”

O projeto Believe in Sport, do COI, foi lançado em 2018 e pretende proteger e promover a integridade dos atletas. É realizado em parceria com as Federações Internacionais das várias modalidades e com os Comités Olímpicos nacionais, bem como com atletas e treinadores. Mais informações sobre a campanha Believe In Sport ou sobre a manipulação das competições pode ser consultada aqui ou na página de Integridade do COP.

Sobre:

O Comité Olímpico de Portugal (COP) é a entidade máxima do desporto em Portugal. Foi fundado a 30 de abril de 1912. Foi a 13.ª nação a juntar-se ao Movimento Olímpico. É responsável pela organização dos desportos olímpicos e regula as competições que qualificam os atletas para as provas dos Jogos Olímpicos.

aNOTÍCIA.pt