114 concelhos em confinamento quase total

Foi ontem o primeiro dia de regresso ao confinamento quase total em 114 concelhos do país. A estes, irão juntar-se a partir de segunda-feira mais 77.

concelhos em confinamento
114 concelhos em confinamento quase total - ©Bruno Taveira

Com a escalada abrupta do número de infetados pela Covid-19, foi decretado o Estado de Emergência e o recolher obrigatório para 114 concelhos entre as 13h00 até as 05h00 do dia seguinte, um confinamento quase total.

Foi em março deste ano que os portugueses entraram em confinamento. Passado alguns meses, volta a ser decretado pelo Governo Português o recolher obrigatório nos concelhos mais afetados pela pandemia da Covid-19. Uma das primeiras medidas do executivo de António Costa, passou por aplicar aos concelhos que registem uma média de casos superior a 240 por cada 100 mil habitantes.

O ritmo normal de um sábado à tarde, deu origem ao silêncio, ao vazio que muitos não queriam voltar a vivenciar, mas as regras impostas visam colmatar a segurança e o controlo da pandemia, que nos últimos dias se tem apresentado com novos máximos diários.

De salientar que na passada quinta-feira (dia 12), foi feita, pelo governo, a atualização da lista de concelhos considerados de alto risco para a Covid-19. Assim aos então existentes 121 concelhos, foram retirados sete municípios onde as medidas de restrição deixaram de estar em vigor, desde as 00:00  de sexta-feira, e incluídos mais 77 onde as medidas de restrição entram em vigor a partir das 00:00 da próxima segunda-feira, dia 16.

 

 

Artigos relacionados com “concelhos em confinamento”:

Covid-19: há 13 exceções às obrigações em vigor pelo Estado de Emergência

Covid-19: Medidas mais restritivas para os 121 concelhos mais afetados do país

Começou a proibição de circulação entre concelhos