Missing Masterpieces – Samsung reúne obras de arte únicas perdidas na História

Missing Masterpieces ‘by’ Samsung apresenta 12 obras-primas perdidas ou roubadas de alguns dos artistas mais famosos do mundo

Missing Masterpieces Samsung
Missing Masterpieces – Samsung reúne obras de arte únicas perdidas na História - ®DR

Samsung anuncia hoje o lançamento da sua exposição Missing Masterpieces, uma coleção digital com doze obras de arte verdadeiramente icónicas e intrigantes que se perderam ao longo dos tempos. Uma exposição que dificilmente poderá ser vista fisicamente, pois acredita-se que muitas destas peças se tenham perdido para sempre. Agora, e pela primeira vez, poderão ser apreciadas em conjunto por qualquer pessoa, onde quer que esteja, com o objetivo de ajudar na investigação que está em curso para as tentar recuperar.

Uma coleção que inclui a obra “View Auvers-sur-Oise” de Paul Cézanne, desaparecida durante as celebrações de Ano Novo em 1999, num roubo bem ao estilo cinematográfico. Os ladrões escalaram andaimes adjacentes, partiram uma clarabóia, desceram através de uma corda e protegeram a sua fuga com recurso a bombas de fumo. Outra obra incluída é a “Chloe & Emma” de Barbora Kysilkova, roubada em plena luz do dia num museu da Noruega. Os ladrões retiraram mais de 200 pregos para arrancar a tela, deixando a moldura num estado imaculado.

Num momento em que as nossas vidas são cada vez mais digitais, o poder que a tecnologia tem para aproximar as pessoas nunca foi tão claro. A Samsung com a exposição de Missing Masterpieces dá a conhecer algumas das mais impressionantes pinturas produzidas por artistas de renome mundial como Van Gogh, Cézanne e Monet, e que, entretanto, se perderam ou foram roubadas. Desta forma, a Samsung quer dar a oportunidade a todos de aceder e aprender mais sobre estas belas obras-primas, algumas das quais que podem nunca ser encontradas.

Em toda a Europa, a pandemia teve um impacto significativo na arte e na cultura. Milhões de euros em arte são roubados todos os anos, mas só durante o primeiro confinamento, pelo menos seis peças foram roubadas, incluindo a obra “Spring Garden” de Van Gogh, no momento em que celebrava o 167º aniversário do artista.

Para ajudar quem continua ativamente a tentar encontrar algumas destas incríveis obras-primas, amantes de arte e detetives amadores são convidados a partilhar dicas, teorias ou pistas que possam ter através da conta da Samsung Portugal no Facebook ou Instagram e utilizando a #MISSINGMASTERPIECES para ajudar a reunir o maior número de evidências possíveis.

Cláudia Rodrigues, Marketing & Communication Manager na Samsung Portugal afirma que “A arte é para o usufruto de todos e temos a responsabilidade coletiva de proteger e preservar a nossa cultura para as futuras gerações. O objetivo da campanha Missing Masterpieces passa por garantir que peças de valor inestimável, que nunca mais serão vistas, possam ser apreciadas pelo maior público possível. A The Frame ajuda-nos na tarefa de tornar a arte acessível para todos ao funcionar como uma TV ao mesmo tempo que se torna uma janela para o mundo das artes.”

The Frame é diferente de qualquer outra televisão –  a TV que é arte. Com o seu design exclusivo em forma de moldura, funciona como uma plataforma de arte multimédia enquanto se mistura com a decoração da casa quando não está em funcionamento. A partir do momento em que é desligada, o Modo de Arte é ativado – transformando o ecrã preto numa autêntica galeria para as coleções de arte mais impressionante do mundo. Equipada com tecnologia QLED, as cores originais das obras de arte são exibidas em alta definição. Todas as [12] obras de arte incluída na exposição Missing Masterpieces estão disponíveis gratuitamente para os utilizadores da The Frame, através da Art Store. Um conjunto de obras de valor inestimável que também poderá ser apreciado por qualquer pessoa aqui nesta página.

A exposição teve a parceria e curadoria do Dr. Noah Charney, conceituado especialista em crimes relacionados com obras de arte e fundador da The Association for Research into Crimes Against Art (ARCA) que apresenta um conjunto de obras-primas que agências de todo o mundo estão a tentar recuperar.

Dr. Noah Charney, Founder of ARCA, afirma que, “Antes de iniciarmos qualquer puzzle, temos de reunir todas as peças, certo? É o mesmo com um crime ou com um desaparecimento misterioso. De relatos contraditórios dos meios de comunicação a especulações nos feeds do Reddit – as pistas estão por todo o lado, mas o volume de informações torna-se esmagador. É aqui que a tecnologia e as redes sociais podem ajudar, reunindo pessoas que consigam ajudar nesta grande investigação. Não é inédito que uma dica inócua partilhada online seja a chave para desbloquear um caso.”

A exposição da Samsung “Missing Masterpieces” estará disponível durante três meses após a sua inauguração (12 novembro de 2020). Para saber mais, visite a Art Store ou visite o site Missing Masterpieces.

 

aNOTÍCIA.pt