Associações Portuguesa e Espanhola do Enoturismo, APENO e AEE, promovem Aliança Ibérica do Turismo EnoGastronómico

O webinar entre associações congéneres do enoturismo vai contar com a presença de destacadas personalidades da gastronomia portuguesa e espanhola e discutir a importância da harmonização entre a comida e o vinho para o sector do enoturismo.

0
18
APENO e AEE Turismo EnoGastronómico
Associações Portuguesa e Espanhola do Enoturismo, APENO e AEE, promovem Aliança Ibérica do Turismo EnoGastronómico - ®DR

A APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo estabeleceu recentemente uma parceria com a AEE – Associação Espanhola de Enoturismo, que futuramente dará origem à realização de diversas iniciativas com o objectivo de valorizar e destacar o Turismo EnoGastronómico português e espanhol, respetivamente.

A primeira destas iniciativas irá decorrer já no próximo dia 30 de novembro, às 18horas, sob a forma de um webinar onde se discutirá a importância do vinho e da comida no sector do enoturismo, nomeadamente em Portugal e em Espanha, países com uma riqueza gastronómica e vínica mundialmente reconhecidas. «A APENO está neste momento a firmar parcerias com diversas associações de enoturismo mundiais a pensar na internacionalização e na organização de iniciativas que nos vão ajudar a ser uma referência mundial neste sector. Esta aliança ibérica com a Associação Espanhola de Enoturismo foi a primeira a ser realizada e faz todo o sentido, na medida em que são dois países que tão bem sabem receber os seus visitantes, com uma oferta gastronómica e vínica ímpar», afirma Maria João de Almeida, Presidente da APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo e Delegada para Portugal da OMET – Organização Mundial do Enoturismo.

Já José António Vidal, simultaneamente Presidente da AEE – Associação Espanhola de Enoturismo e da OMET, afirma: «A gastronomia tornou-se um elemento dinamizador socioeconómico, que não só atrai um segmento gourmet em crescimento, mas também enriquece a percepção do destino para turistas nacionais e internacionais, constituindo um produto prioritário e transversal que o sector enoturístico deve incorporar na sua oferta de serviços».

Cientes da importância que pode ter esta aliança, os presidentes de ambas as associações concordam e afirmam ainda em comunicado que «Unir forças era inevitável» já que são «dois países historicamente unidos e geminados pela geografia, pela hospitalidade de seu povo e por seu patrimônio tangível e intangível».

O evento contará ainda com a participação de influentes personalidades do sector gastronómico, nomeadamente José Bento dos Santos (Presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia), Rafael Ansón (Presidente Honorário da Real Academia Espanhola de Gastronomia), Paulo Mendonça  (Vice-Presidente de AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) e Pepa Muñoz (Presidente de FACYRE – Federação das Associações de Cozinheiros e Confeiteiros da Espanha).

O webinar será realizado na plataforma ZOOM, através de um link disponibilizado pela APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo que deverá ser solicitado através de [email protected]

Uma conversa fundamental no apoio à reinvenção do enoturismo numa época de grandes incertezas.

 

aNOTÍCIA.pt