Mário Laginha no 2º concerto do Festival CriaSons

Mário Laginha, nome maior da música nacional, irá participar no 2º concerto do Festival Criasons que teve início de Novembro

Mário Laginha Festival CriaSons
Mário Laginha no 2º concerto do Festival CriaSons - ®DR

É já na próxima semana, dia 3 de Dezembro, pelas 18h30, que acontece o 2º concerto do grande festival da música de câmara contemporânea, o Festival Criasons que chega este ano à 3ª edição.

Após o magnífico concerto do maestro António Victorino D´Almeida que inaugurou o festival no início de Novembro, o segundo dos cinco concertos do Festival Criasons acontece pela mão de outro nome maior da música nacional, Mário Laginha. O conhecido músico, por muitos associado ao mundo do jazz, estende mais uma vez o seu universo à música erudita e apresenta-nos um programa intitulado “Que música é esta?” com obras de três compositores: “Before Spring” de Luís Tinoco, “Six Bagatelles For Wind Quintet” de Gyorgy Ligeti, “De Quantas Cores Se Matiza o Fado”, obra em estreia absoluta composta especialmente para o festival pelo emergente de Francisco Fontes, e por último “Histórias Muito Curtas – Abertura e 10 Histórias” do anfitrião Mário Laginha.

O espectáculo é dirigido pelo maestro Brian Mackay e interpretado por 16 músicos, incluindo o próprio Mário Laginha e o reconhecido baterista jazz Alexandre Frazão.

Pela primeira vez, um concerto do Festival Criasons será transmitido ao vivo via streaming através das plataformas oficiais de Facebook e Youtube da Musicamera.

Seguindo a fórmula de sucesso das edições anteriores, o festival apresenta programas inéditos de compositores consagrados e de novos nomes da composição escolhidos por concurso. Nesta edição do Festival Criasons, os convidados são António Victorino D’Almeida, Mário Laginha, Carlos Azevedo, Pedro Caldeira Cabral e Tiago Derriça que, à parte das obras que reflectem os seus interesses e influências pessoais e históricas, construíram os seus programas incluindo ainda cinco novas obras criadas pelos compositores emergentes escolhidos em concurso, Vítor Castro, João Fonseca e Costa, Daniel Davis, Francisco Fontes e Luís Salgueiro. Cada obra inédita resulta do trabalho feito entre os compositores consagrados e os emergentes.

Com direcção artística do maestro Brian MacKay, o Festival Criasons acontece no Teatro Nacional de São Carlos onde, de 12 de Novembro passado a 4 de Março do próximo ano, vão estrear os cinco concertos que depois irão percorrer várias cidades nacionais, chegando também a Madrid.

Todos os concertos do Festival Criasons são de entrada gratuita. 
As reservas de bilhetes devem ser feitas através do email [email protected]. 
Os bilhetes devem ser levantados no dia de cada concerto na bilheteira do Teatro 
Nacional de São Carlos, até meia hora antes do início. 
Reservadas limitadas a 4 bilhetes por pessoa. 

 

 

aNOTÍCIA.pt