Unlock Wines traz para Portugal vinhos de Monterrei

É uma das cinco D.O. (Denominação de Origem) da Galiza e a mais pequena de toda a Espanha. Enquanto o mundo desperta para os segredos da discreta região de Monterrei, Portugal acaba de receber mais dois exemplares deste terroir e das suas duas castas pilares: Godello e Mencía.

vinhos de Monterrei
Unlock Wines traz para Portugal vinhos de Monterrei - ®DR

Este é o mais recente projeto desvendado pela Unlock Wines, distribuidora de vinhos apresentada em 2020. Depois da estreia no mercado nacional dos icónicos vinhos produzidos por John Malkovich, Les Quelles de La Coste, a bússola de Nádia Moreira, fundadora do projeto, aponta agora para a pitoresca e alegre região de Monterrei, localizada no sudeste da província de Ourense e muito próxima da fronteira com Portugal, em Chaves.

O particular terroir desta pequena denominação, constituída pela bacia do Rio Tâmega que forma um vale delimitado por alinhamentos montanhosos, é caracterizado por um microclima continental e mediterrânico, influenciado pelo Oceano Atlântico, e três tipos de solos: xisto, com grande impacto nos vinhos tintos, de cor cereja, frutados e sedosos; graníticos e arenosos, com pH baixo, perfeito para a produção de vinhos brancos de aromas intensos, frescos e equilibrados; e sedimentares, que conferem complexidade devido à variedade de matéria que detêm. 

É aqui que se desenvolvem, na perfeição, duas castas que têm conquistado a atenção de apreciadores de todo o mundo: nos brancos, a Godello (Gouveio, em português) e, nos tintos, a Mencía (que conhecemos pelo nome de Jaen). Foi também aqui, mais concretamente em Oimbra, que o produtor Lagar de Pintos adquiriu uma pequena propriedade para dar vida a um projeto antigo: criar dois vinhos que expressassem todo o potencial deste terroir, com um perfil jovem e moderno.

O primeiro exemplar é o Carros & Bueyes Godello 2019 (PVP 9,00€), um branco de cor citrina-esverdeada e perfil assumidamente marcado pela casta que lhe dá origem: aromas intensos a fruta tropical, bom volume de boca, frescura e equilíbrio que acompanham toda a prova. Estagiou 5 meses em cubas de inox, o que lhe conferiu uma agradável estrutura e complexidade. Um branco que apaixona ao primeiro contacto e que revela todo o seu potencial quando acompanhado por pratos de sushi, vegetarianos e carnes brancas.

Numa outra abordagem à região, o Carros & Bueyes Mencía 2019 (PVP 9,00€) afirma não apenas o terroir, mas sobretudo a excelência de uma casta outrora esquecida e secundária. A sua versatilidade permite-lhe criar vinhos que podem ser desfrutados desde já ou com potencial de guarda, já que garantem uma excelente evolução com o tempo. Este vinho é marcado pela cor cereja-negra, pelos aromas intensos a delicados mirtilos e amoras. No paladar é sedoso e elegante, perfeito para acompanhar carnes grelhadas ou receitas da cozinha italiana.

De Monterrei chegam agora estes dois vinhos assumidamente gastronómicos, perfeitos para descobrir e explorar durante a refeição, mas também para acompanhar um relaxante serão em casa. 

 

aNOTÍCIA.pt