Pedro Gonçalves – Um ‘Pote’ cheio de talento reconhecido como melhor jogador jovem da Liga NOS

Pedro Gonçalves, ou ‘Pote’, como é conhecido, recebeu esta terça-feira, na Academia Sporting, o prémio de melhor jogador jovem da Liga NOS de Setembro/Outubro, entregue pelo Sindicato dos Jogadores.

Pedro Gonçalves e Pote
Pedro Gonçalves – Um ‘Pote’ cheio de talento reconhecido como melhor jogador jovem da Liga NOS - ®DR

O prémio de melhor jogador jovem da Liga NOS de Setembro/Outubro, foi esta manhã entregue na Academia do Sporting, por João Oliveira Pinto, delegado do Sindicato dos Jogadores, a Pedro Gonçalves ou ‘Pote’, como é conhecido desde a infância, na sua terra natal.

O jovem médio-central do Sporting Clube de Portugal foi ainda distinguido com os prémios de melhor médio da prova, no mesmo período, assim como de melhor jogador, arrecadando três prémios nos primeiros meses da Liga NOS.

Após a entrega do prémio, pelas mãos de João Oliveira Pinto, delegado do Sindicato dos Jogadores e ex-futebolista formado no clube de Alvalade, Pedro Gonçalves, expressou a sua alegria, referindo «É um motivo de orgulho para mim receber este prémio. Estou muito contente e vou continuar a trabalhar para mais. Agradeço também à minha equipa».

Pedro Gonçalves, de 22 anos, nasceu em Vidago, e foi nesta pequena vila transmontana que Pote nasceu para o futebol, com a ajuda de Jorge Pires, o vizinho que sonhava ser empresário de jogadores e que o representa desde os 10 anos.

Começou bem cedo a tratar a bola por ‘tu’. Primeiro nas ruas e no campo da escola primária, e depois na equipa, do clube da terra – o Vidago Futebol Clube.

Em Vidago, a fama de ‘Pote’ rapidamente chegou ao Chaves, mas o empresário, que conhecia os dirigentes da formação bracarense, preferiu levá-lo ao clube minhoto.

Já nessa altura, Pedro Gonçalves, foi recordista de número de golos da Associação de Futebol de Vila Real: 72 golos numa época (2008-09), recorde que ainda hoje não ultrapassado.

Sporting de Braga, Valencia, Wolverhampton e Famalicão, foram clubes por onde passou. Jogou nos sub-21, sub-23 e 20 minutos num jogo da Taça da Liga pela equipa principal. Pouco, para quem a maior ambição era jogar, jogar muito para evoluir.

O Sporting deu por ele e Pote não hesitou. Era um grande do futebol português a querer contratá-lo. Desconhecido entre os portugueses, deu logo nas vistas na equipa sensação da I Liga 2019-20. Assinou pelo Sporting até 2025, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Nesta altura, mostra o seu talento ao serviço dos leões e sonha ajudar o Sporting a ser campeão, que presentemente é líder do campeonato.

Pedro Gonçalves é agora um dos jogadores titulares da equipa comandada por Rúben Amorim, com sete golos em sete jogos, o que faz do médio leonino o melhor marcador do campeonato.

 

aNOTÍCIA.pt