Quatro artistas nacionais comemoram centenário do artista Cruzeiro Seixas, com pinturas originais

No dia em que se assinala o centenário do artista Cruzeiro Seixas, Alfredo Luz, Gabriel Garcia, Luzia Lage e Odeith, lançam quatro pinturas em homenagem ao artista. Para alem destes originais, será ainda lançada pela galeria Artview, uma edição limitada de serigrafias.

centenário Cruzeiro Seixas
Quatro artistas nacionais comemoram centenário do artista Cruzeiro Seixas, com pinturas originais - ®DR

Hoje, dia 3 de dezembro, dia em que se assinala o centenário de Cruzeiro Seixas, um dos artistas, mais destacados do surrealismo português, quatro artistas nacionais lançam uma nova pintura em sua homenagem.

Alfredo Luz, Gabriel Garcia, Luzia Lage e Odeith foram os quatro artistas desafiados pela galeria de arte Artview para prestar homenagem a um dos pintores mais destacados do surrealismo em Portugal.

Gabriel Garcia
Gabriel Garcia, a obra de homenagem – ®DR

Os limites apurados e as atmosferas de vertigem, edificadas no mundo desolador, mas simultaneamente onírico e poético que caracteriza o Mestre Cruzeiro Seixas, são retratados no deslumbramento e criatividade de Luzia Lage, no impossível real do traço de Alfredo Luz que mantém o sobressalto imaginativo que caracterizava a obra do Mestre e no universo perturbador e inocente de Gabriel Garcia ancorado numa narrativa forte e finalmente a anamorfose de Odeith, na disrupção da arte urbana como nova narrativa do mundo atual.

Luzia Lage
Luzia Lage, a obra de homenagem – ®DR

Para Carlos Gonçalves, responsável da Artview “Cruzeiro Seixas é talvez o expoente máximo do movimento surrealista português, e para honrar o seu contributo decisivo para a arte em Portugal, a Artview lançou o desafio a quatro artistas de diferentes periferias, mas com uma geometria comum: a profunda admiração pela obra do Mestre Cruzeiro Seixas. O resultado deste desafio são quatro serigrafias únicas e deslumbrantes, refletindo a homenagem ao mistério pictórico da obra do Cruzeiro Seixas.”

Odeith
Odeith, a obra de homenagem – ®DR

Além da venda destes originais e de uma edição de serigrafias para cada uma destas quatro obras, a Artview lança também um conjunto de originais do artista Cruzeiro Seixas no seu centenário.

aNOTÍCIA.pt