Fragata D Francisco de Almeida entra na fase de docagem nos Países Baixos

A modernização da Fragata D. Francisco de Almeida irá permitir aumentar as suas capacidades de atuação e resposta num leque mais abrangente de missões

Fragata D Francisco de Almeida
Fragata D Francisco de Almeida entra na fase de docagem nos Países Baixos - ®DR

A fragata D Francisco de Almeida iniciou esta semana a fase de docagem no estaleiro em Den Helder, atingindo assim mais um marco importante do seu projeto de modernização (Midlife Upgrade) que decorre desde o julho deste ano, nos Países Baixos.

​​​Este programa de modernização tem como objetivo, a atualização dos sistemas vitais do navio como o sistema de combate, comando e controlo da plataforma e outras valências necessárias para que o navio mantenha os elevados requisitos operacionais exigidos para a manutenção da sua capacidade oceânica e de superfície.

Este projeto de modernização à fragata D. Francisco de Almeida para além de estender, em tempo, a sua vida útil ao serviço da Marinha Portuguesa, e de Portugal, permite ainda aumentar as suas capacidades de atuação e resposta num leque mais abrangente de missões, combatentes e não combatentes, garantindo através da sua flexibilidade, versatilidade e resiliência, o emprego operacional nos diversos teatros em que estes navios participem.

 

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

 

Artigo relacionado:

Fragata D Francisco de Almeida ruma aos Países Baixos para modernização