Herdade da Contenda vence Prémio Nacional de Paisagem 2020

A Herdade da Contenda venceu o Prémio Nacional de Paisagem 2020, distinção honorífica criada em 2012, no quadro da implementação da Convenção Europeia da Paisagem.

Herdade da Contenda Prémio Nacional de Paisagem
Herdade da Contenda vence Prémio Nacional de Paisagem 2020 - ®DR

O Prémio Nacional de Paisagem 2020, atribuído à Herdade da Contenda, será entregue, na próxima quarta-feira, dia 09, a Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura, pelo Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, no decorrer 3.ª Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem.

A iniciativa promovida pela Direção Geral do Território, pretende premiar o mérito de quem, em Portugal, contribui para um desenvolvimento territorial mais sustentável e promove a sensibilização para a importância da paisagem na qualidade de vida.

A candidatura “Uma paisagem de referência na Raia – A Herdade da Contenda”, da empresa municipal Herdade da Contenda, foi a escolhida entre as candidaturas colocadas à apreciação do júri, para representar Portugal no Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

“Uma paisagem de referência na Raia – A Herdade da Contenda”, trata-se de um projeto de referência para uma gestão sustentável do uso do solo, inspirador da importância da paisagem enquanto recurso e demonstrador de como a interação humana com os sistemas naturais a pode construir, destruir e reconstruir.

Na Herdade da Contenda, as transformações que refletem a história naquela situação raiana, resultam de uma ligação ancestral entre a terra e os seres humanos, onde é difícil distinguir onde começa uma e acaba a outra. É, afinal, a paisagem alentejana e mediterrânica, numa narrativa de resiliência e capacidade de ressurgir, conservando o seu caráter.

A candidatura foi elaborada pela Herdade da Contenda, Empresa Municipal e contou com o apoio do arquiteto paisagista Nuno Lecoq, que desenvolveu em 2014 a tese de doutoramento “A Herdade da Contenda – Uma Paisagem Única como Paisagem de Referência”.

Sobre a Herdade da Contenda, vencedora do Prémio Nacional de Paisagem 2020:

A Herdade da Contenda, propriedade do Município de Moura desde 1893, esteve sob gestão da Autoridade Florestal Nacional (AFN) desde 1958.  Em 2010, foi criada pela Câmara de Moura, a Herdade da Contenda, E.M., na sequência do protocolo subscrito em 2009 com a AFN, para a transferência da gestão deste património municipal. A empresa municipal foi criada para garantir maior eficácia na gestão da propriedade, tendo sido estabelecidas as seguintes áreas de intervenção: agropecuária, apicultura, turismo, exploração cinegética, exploração florestal, proteção do meio ambiente, educação e investigação científica.

Pela sua importância e biodiversidade, a Herdade da Contenda integra uma Zona de Proteção Especial e um Sitio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.

 

aNOTÍCIA.pt