Sporting apurado para os oitavos de final da Taça de Portugal ao vencer o Paços de Ferreira

O Sporting venceu esta noite, no Estádio José Alvalade, em Lisboa o Paços de Ferreira por 3-0 e apurou-se para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Sporting oitavos Taça de Portugal
Sporting apurado para os oitavos de final da Taça de Portugal ao vencer o Paços de Ferreira - ®DR

Sem Rubem Amorim no banco, o Sporting apurou-se esta noite para os oitavos de final da Taça de Portugal, ao vencer o Paços de Ferreira, por 3-0, em jogo dos 16 avos de final da prova, disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Poucos dias após o empate em Famalicão, que fez encurtar a vantagem na liderança no campeonato, os leões entraram no jogo a mandar, chegando ao intervalo a vencer com relativa tranquilidade, graças aos golos de Tiago Tomás (26’) e Tabata (44’) que se estreou a marcar pelos leões com um grande remate.

O domínio da equipa da casa, manteve-se na segunda parte, frente a um Paços de Ferreira, que procurava dar a volta ao marcador e manter vivo o sonho de continuar na Taça, mas Palhinha, com um cabeceamento certeiro aos 64 minutos, carimbou a passagem do Sporting para a fase seguinte da Taça de Portugal, deixando o Paços de Ferreira pelo caminho.

O Sporting ruma assim aos ‘oitavos’ da Taça de Portugal, reagindo da melhor forma ao empate do último sábado, em casa do Famalicão.

A próxima eliminatória da prova, está agendada para 12 de janeiro de 2021.

 

Sobre:

A Taça de Portugal é uma competição portuguesa de futebol organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, disputada anualmente por todos os clubes da Primeira Liga, da Segunda Liga, do Campeonato de Portugal e representantes dos Campeonatos Distritais, os vencedores das Taças Distritais e os segundos classificados de cada Campeonato Distrital na época anterior (os campeões distritais já garantem o acesso à Taça de Portugal através da sua presença no Campeonato de Portugal, ao qual foram promovidos). As equipas de reservas (como as equipas B) que participem em alguns destes campeonatos não podem participar na Taça de Portugal. É disputada segundo o sistema de eliminatórias a uma mão (com sorteio do clube visitado), com excepção das meias-finais que se disputam a duas mãos. Desde 2015 toma a designação de Taça de Portugal Placard por motivos de patrocínio.

A conquista do torneio dá acesso directo à fase de grupos da Liga Europa, vaga que reverte para o terceiro classificado da Primeira Liga caso o vencedor da Taça de Portugal já se tenha qualificado para a Liga dos Campeões através da sua classificação no campeonato (1.º e 2.º lugares).

A final é disputada no Estádio Nacional do Jamor e o troféu é tradicionalmente entregue pelo Presidente da República Portuguesa.

Criada na época 1938–39, sucedendo ao Campeonato de Portugal (1921–1938), a Taça de Portugal teve como primeiro vencedor a Académica. O Benfica é o maior campeão da prova, com 26 troféus conquistados.

O actual detentor do troféu é o FC Porto, que conquistou a sua 17.ª Taça de Portugal na edição de 2019–20, ao vencer o SL Benfica por 2–1.

aNOTÍCIA.pt