Surto de Covid-19 em lar de Penamacor, gera preocupação no concelho

Surto de Covid-19, na principal valência do Lar Dona Bárbara Tavares da Silva, em Penamacor, afeta 50 utentes e 12 funcionários .

Surto de Covid-19 lar de Penamacor
Surto de Covid-19 em lar de Penamacor, gera preocupação no concelho - ®DR

Foi detetado um surto de Covid-19 no Lar Dona Bárbara Tavares da Silva, em Penamacor, tendo sido confirmados 50 casos positivos num total de 75 utentes do lar e 12 funcionários.

O surto de Covid-19 ocorreu na principal valência do Lar Dona Bárbara Tavares da Silva, na vila de Penamacor, distrito de Castelo Branco, tendo sido confirmados 50 casos positivos em utentes desta instituição particular de solidariedade social (IPSS).

Apena um dos utentes que testou positivo foi encaminhado para o hospital de Castelo Branco.

De acordo com Domingos Torrão, responsável da IPSS, 12 funcionários da instituição testaram também positivo, sendo que oito estavam ao serviço do lar e quatro regressavam de férias ou de ausência prolongada

Os testes foram efetuados na passada segunda e terça feira, tendo a instituição acionado o restante plano de contingência, para garantir o funcionamento dos serviços.

O Lar Dona Bárbara Tavares da Silva, conta ainda com outra residência sénior e uma unidade de cuidados continuados na Quinta da Senhora do Incenso, onde também foram realizados testes na quarta-feira aos utentes e funcionários, tendo dado resultado negativo a todos os testados.

Domingos Torrão salientou que, face à redução de funcionários disponíveis, a instituição entrou em contacto com a Segurança Social, para solicitar a ativação de algumas brigadas especiais.

Naturalmente que esta situação gerou grande preocupação, num concelho que tem neste momento oito dezenas de infetados, de acordo com a última atualização da ULS de Castelo Branco.

Tendo sido ouvida a Comissão Municipal de Proteção Civil de Penamacor, mantém-se ativo o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e é renovada a situação de alerta de âmbito municipal até ao dia 14 de dezembro. Esta determinação abrange todo o território municipal com a adoção das medidas e recomendações emanadas da Direção Geral de Saúde relativamente ao COVID-19.

A pandemia de covid-19, provocou já cerca de 1.580.721 mortos resultantes de mais de 69,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.373 pessoas dos 340.287 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

 

aNOTÍCIA.pt