A Duorum Vinhos apresenta duas novas edições limitadas

O projeto de João Portugal Ramos no Douro lança dois novos vinhos de edição limitada, o Duorum Vinha dos Muros 2023 e o Duorum Touriga Franca 2022

Duorum
A Duorum Vinhos apresenta duas novas edições limitadas - ®DR

A Duorum, projeto vínico de João Portugal Ramos no Douro, apresenta as suas mais recentes novidades: o Vinha dos Muros e o Touriga Franca.

O Vinha do Muros é o primeiro vinho “de vinha” do projeto Duorum. Tem origem numa pequena parcela de vinha, tão única e diferenciadora com o vinho a que dá origem. Trata-se de uma parcela de arinto e gouveio, ladeada por muros antigos de Xisto que fazem parte do património da região do Douro e cujo restauro e preservação são asseguradas pela Duorum.

Destas vinhas de 8 e 13 anos nasce agora este branco, numa edição limitada a 3.300 garrafas, com aroma intenso a citrinos (lima e tangerina) e leves notas de anis e menta. Na boca é muito fresco e de acidez fina e equilibrada, com a fruta envolvida por ligeiras notas fumadas. O fim de boca é longo e fresco.

A outra novidade é produzida 100% a partir da casta Touriga Franca, uma das mais emblemáticas do Douro, numa edição limitada de 6600 garrafas. Este tinto monocasta, que estagia nove meses em barricas de segundo e terceiro ano, apresenta uma cor violeta e é intenso no aroma, dominado por frutos vermelhos maduros (cereja, amora e framboesa). Tem ainda ligeiras notas de especiarias, fruto do estágio em barrica. Na boca é muito envolvente, com taninos firmes e maduros, muito bem envolvidos, que emprestam ao fim de boca uma impressão longa e persistente.  

São duas novidades deste projeto criado em 2007, com o objetivo de produzir vinhos de elevada qualidade, ancorados numa prática de viticultura sustentável, e que é casa de vinhos bem conhecidos como Tons de Duorum ou Duorum Colheita ou ainda de raridades como O’Leucura. As vinhas da Duorum, localizadas na região do Douro Superior, num terroir excecional e protegido, estão erguidas em socalcos com diferentes altitudes, entre 150-500 metros, e têm plantadas apenas castas autóctones.

Para João Maria Portugal Ramos, estes dois novos vinhos da Duorum representam “duas novidades muito gastronómicas que nascem da vontade constante da nossa equipa em inovar e procurar diferenciação logo na vinha. Vêm, sem dúvida, enriquecer o nosso portfólio no Douro.”

aNOTÍCIA.pt