Arronches – Um dos melhores concelhos no Rating de Qualidade de Vida

O Rating de Qualidade de Vida elaborado pelo Grupo Marktest coloca, segundo os últimos dados apurados, Arronches na quarta posição a nível nacional.

Arronches Rating de Qualidade de Vida
Arronches - Um dos melhores concelhos no Rating de Qualidade de Vida - ®DR

Arronches, segundo o estudo de Rating Concelhio realizado pelo Grupo Marktest, encontra-se na quarta posição do Rating de Qualidade de Vida. O estudo permite, através da análise comparativa de cerca de quatro dezenas de indicadores, classificar os 308 concelhos portugueses em três componentes: Dinamismo Demográfico, Dinamismo Económico e Qualidade de Vida.

Este estudo é elaborado com base em informação produzida por fontes oficiais de estatística, sendo que para cada um dos indicadores é atribuído um valor de 1 a 20, o que permite gerar posteriormente a média que ordena os municípios pelas supracitadas componentes.

Desta forma e segundo os dados publicados pela Marktest, o concelho de Arronches encontra-se na quarta posição do Rating de Qualidade de Vida, apresentando a pontuação de 14.3. A tabela permite verificar que o município arronchense se encontra lado a lado com Corvo e apenas é superado por Manteigas, com 15.1, Fronteira, com 14.8 e Castelo de Vide, com 14.4.

De realçar que, num curto espaço de tempo, este é o segundo estudo que destaca o concelho, depois da publicação da última edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses já ter salientado o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Arronches.

 

Sobre:

Arronches é uma vila portuguesa no distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 1 900 habitantes.

É sede de um município com 314,65 km² de área e 3 165 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Portalegre, a leste pelo de Campo Maior, a sul pelo de Elvas, a oeste pelo de Monforte e a nordeste pela Espanha.

Ao nível do património arquitetónico, em Arronches, destacam-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, classificada como Monumento Nacional, a Igreja de Nossa Senhora da Luz, que data do século XVI e a Fortaleza de Arronches que data de 1310, fundada por D. Dinis e está classificada como Imóvel de Interesse Público.

De realçar ainda o Abrigo com pinturas rupestres de Vale de Junco ou Lapa dos Gaivões que é um sítio arqueológico do período Neolítico e o Abrigo Pinho Monteiro, na Herdade do Monte.

 

aNOTÍCIA.pt

 

 

Fonte: CMA