Benfica nos oitavos de final da Taça de Portugal

O Benfica venceu esta noite no Estádio da Luz, o Vilafranquense por 5- 0, num jogo de apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Benfica nos oitavos Taça de Portugal
Benfica nos oitavos de final da Taça de Portugal - ©Joaquim Machado

Benfica apurou-se, esta noite para os oitavos de final da Taça de Portugal, ao vencer o Vilafranquense por 5 bolas a zero.  Gonçalo Ramos (11 minutos), Pizzi (13’ , Seferovic (15’ e 42’) e Pedrinho, aos 57, foram os goleadores de serviço.

O primeiro golo do Benfica, surgiu logo aos 11 minutos, na sequência de um passe de Gabriel, para Gonçalo Ramos, que contorna o guarda-redes e remata para a baliza do Vilafranquense.

Sem abrandar o ritmo de jogo, três minutos depois, Pizzi faz o 2-0 e aos 15’ Seferovic faz o terceiro da equipa encarnada, bisando aos 42 minutos.

Ao intervalo o Benfica já vencia por 4-0, e o Vilafranquense, sentia grandes dificuldades em aguentar as entradas demolidoras do Benfica.

Na segunda parte, já com o jogo praticamente decidido, as águias ainda fizeram o quinto golo aos 56 minutos por intermédio de Pedrinho, num excelente remate em arco.

O Vilafranquense sai da Luz com uma derrota pesada, mas ainda assim, um remate de Kady e outro de Marcos Fortes, fizeram estremecer a barra da baliza de Helton Leite.

O jogo terminou na Luz, com o Benfica a golear o Vilafranquense por 5-0, carimbando assim o passaporte para os oitavos de final da Taça de Portugal.

O Benfica, finalista da última edição, juntou-se nos oitavos de final aos já apurados FC Porto, detentor do troféu, Sporting Clube de Portugal, Rio Ave, Moreirense, Santa Clara, Académico de Viseu, Estoril Praia, e Fafe.

 

Sobre:

A Taça de Portugal é uma competição portuguesa de futebol organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, disputada anualmente por todos os clubes da Primeira Liga, da Segunda Liga, do Campeonato de Portugal e representantes dos Campeonatos Distritais, os vencedores das Taças Distritais e os segundos classificados de cada Campeonato Distrital na época anterior (os campeões distritais já garantem o acesso à Taça de Portugal através da sua presença no Campeonato de Portugal, ao qual foram promovidos). As equipas de reservas (como as equipas B) que participem em alguns destes campeonatos não podem participar na Taça de Portugal. É disputada segundo o sistema de eliminatórias a uma mão (com sorteio do clube visitado), com excepção das meias-finais que se disputam a duas mãos. Desde 2015 toma a designação de Taça de Portugal Placard por motivos de patrocínio.

A conquista do torneio dá acesso directo à fase de grupos da Liga Europa, vaga que reverte para o terceiro classificado da Primeira Liga caso o vencedor da Taça de Portugal já se tenha qualificado para a Liga dos Campeões através da sua classificação no campeonato (1.º e 2.º lugares).

A final é disputada no Estádio Nacional do Jamor e o troféu é tradicionalmente entregue pelo Presidente da República Portuguesa.

Criada na época 1938–39, sucedendo ao Campeonato de Portugal (1921–1938), a Taça de Portugal teve como primeiro vencedor a Académica. O Benfica é o maior campeão da prova, com 26 troféus conquistados.

O actual detentor do troféu é o FC Porto, que conquistou a sua 17.ª Taça de Portugal na edição de 2019–20, ao vencer o SL Benfica por 2–1.

aNOTÍCIA.pt