Do fim para o princípio: adeus 2020, olá 2021

Adeus 2020, olá 2021 que irá ser como um navegar à vista, tal como os nossos navegadores fizeram com bravura. Mas, mesmo assim, eles descobriram o Novo Mundo…

adeus 2020 olá 2021
Do fim para o princípio: adeus 2020, olá 2021 - ©Nuno Adriano

Do fim para o princípio: adeus 2020, olá 2021

O Ano 2021 está lentamente a terminar o download para o seu arranque. Este ano de 2020, já obsoleto e completamente crackado, afigurou-se como um dos maiores desafios da sociedade, tal como a conhecemos. Um organismo vivo, cuja dimensão se calcula em nanómetro, capitaneou a nossa vida, moldou a nossa forma de viver, geriu os nossos tempos de vida, fez-nos descer abruptamente à realidade que somos: mais um ser vivo que habita num planeta à beira Sol plantado.

2021 ano D

Colocamos todas as nossas fichas em 2021, num jogo de pura roleta em que apostamos tudo na ciência e na nossa capacidade de ganharmos sempre, assim acontece desde do tempo de Lucy. O presente mais pedido ao Pai Natal foi a normalidade, mas essa normalidade depende da nossa persistência em seguir em frente. 2021 vai ser um ano de transição a todos os níveis, em que temos oportunidade de ouro para encontrar alternativas, em enveredar num novo caminho e assim melhorarmos também a nossa sociedade. Este é mais um desafio que enfrentamos da nossa história como ser humano, em que estimula toda a nossa capacidade cognitiva e inventiva para ultrapassá-la. Foram os choques que fizeram mudar sociedades e economias. Foram choques que também nos mudaram…

O que nos espera?

– Mudar!…

No que diz respeito ao sector profissional a que pertenço, 2021 apresenta-se como um dos maiores desafios do sector turístico nas suas mais variadas vertentes. Neste momento opera ao sabor do vento e sempre pendente de decisões diárias e semanais. Com o final deste ano e com tudo aquilo que conhecemos até hoje está em xeque. O ano 2021 vai ser como um navegar à vista, tal como os nossos nobres navegadores fizeram com bravura. Mas, mesmo assim, descobriram o Novo Mundo…

O próprio modo como, presentemente, fazemos turismo, seja como clientes, seja como prestadores de serviço, também evoluiu e vai passar para um novo nível, agora mais especializado, mais personalizado e indo de encontro às vontades de um público mais confinado e exigente. O que era de massas, em 2021 vai-se transferir mais para a esfera privada, exclusiva, para a imersão em experiências na companhia de família e amigos mais achegados. A sensação de segurança, o fugir dos gigantes de betão e aço das cidades, e procurar as nossas raízes na natureza, cultura e tradições são as referências apontadas para 2021. A diferenciação nunca teve tanta razão de ser e para vingarmos naquilo que somos como referência em turismo, o nosso serviço como agentes de turismo e a própria forma como o território Serra da Estrela e Beira Interior têm que se posicionar num patamar mais acima, mais qualitativo e afastar-se do espectro de low cost e da massificação que reina há décadas.

E no fim?

No fim disto tudo, de forma simples e indo de encontro à temática da época do ano, desejamos a todos um próspero Ano de 2021.

Artigos relacionados (22) comDo fim para o princípio: adeus 2020, olá 2021″: 

Interior do país – Chegou o Tempo

chegou o tempo