“Comboios que mudaram o mundo”, no Odisseia

O Odisseia estreia “Comboios que mudaram o mundo”. São seis documentários sobre autênticas maravilhas da tecnologia

Comboios que mudaram o mundo Odisseia
“Comboios que mudaram o mundo”, no Odisseia - ®DR

Quando falamos de progresso, poucas invenções representaram uma rutura tão radical com o passado como o comboio. Todas as terças-feiras, a partir de 5 de janeiro, o canal Odisseia estreia “Comboios que mudaram o mundo”, um especial de seis documentários que, desde o comboio a vapor, aos super-rápidos da atualidade, dá a conhecer alguns dos comboios mais icónicos da História, analisando o contexto em que surgiram e o impacto que causaram.

“O Primeiro Impacto” é o documentário que dá início a este especial dia 5 de janeiro, pelas 22h30, dando a conhecer a primeira linha de caminho-de-ferro comercial do mundo e a forma como, em apenas 20 anos, o caminho-de-ferro transformou a Grã-Bretanha num colosso industrial.

De seguida, pelas 23h30, o canal exibe “Era de Liberdade”, abordando os anos que precederam a Guerra de Secessão, altura em que uma rede clandestina utilizou o caminho-de-ferro para ajudar escravos a fugir das plantações do sul dos Estados Unidos em direção aos estados livres e ao Canadá. Do outro lado do Atlântico, o caminho-de-ferro permitiu aos britânicos controlar o maior império da sua História e na Rússia Soviética, os comboios transportaram 50 milhões de prisioneiros para os Gulags.

“Intrépido Mundo Novo” estreia a 12 de janeiro, pelas 22h30, para dar a conhecer a década de 1930, altura em que o comboio a vapor atinge o seu zénite na Europa com o Flying Scotsman ou o Mallard, nos Estados Unidos, o Burlington Zephyr ou o Streamliner, que podemos ver nos clássicos de Hollywood. Viajaremos ainda até aos Estados Unidos, para saber como a “art deco” impulsionou o desenho de comboios de alta velocidade de aspeto futurista.

Os comboios de mercadorias contribuíram para a industrialização da agricultura e revolucionaram a nossa dieta. Em “Monstros de Metal”, para ver a 12 de janeiro, pelas 23h30, veremos como comboios como o Consolidation impulsionaram a venda por catálogo e a indústria da publicidade, ou como, durante a Segunda Guerra Mundial, o Big Boy, da Union Pacific, ajudou os aliados no transporte de tropas e material bélico.

A 19 de janeiro, pelas 22h30, o canal exibe “O Mundo em Movimento”, um trabalho que revela como, à medida que as viagens entre cidades se tornaram mais fáceis, viajar pelo meio delas foi-se tornando um pesadelo. A solução chegou com uma ideia ambiciosa: um comboio a vapor que passasse através de um túnel, por baixo de Londres, a cidade mais movimentada do mundo.

Por último, “Supercomboios” encerra este especial a 26 de janeiro, pelas 22h30, para explicar como os japoneses usaram tecnologia desenvolvida na Segunda Guerra Mundial para criar um dos comboios de maior êxito de sempre: o comboio-bala. Reduziu os tempos de viagem, bateu recordes e fez o Japão passar a ser cenário mundial da velocidade. Conheceremos ainda o comboio de levitação magnética (Maglev) e saberemos porque o verdadeiro campeão do comboio de alta velocidade é a China, local onde existe o maior número de linhas de alta velocidade do mundo.

 

aNOTÍCIA.pt