Concerto de Dino D´Santiago inaugura Final Four

Evento será transmitido nos meios digitais da Liga Portugal, no próximo dia 16 de janeiro, às 22H30, em pleno relvado do Estádio Municipal de Leiria.

Dino D´Santiago Final Four
Concerto de Dino D´Santiago inaugura Final Four - ®DR

De Leiria para tua casa! O pontapé de saída na Final Four da Allianz CUP será dado através de um concerto de Dino D´Santiago e que conta com uma convidada; Surma – uma artista leiriense -, no próximo dia 16 de janeiro, às 22H30, em pleno relvado do Estádio Municipal de Leiria, num evento que irá contar com transmissão nos meios digitais da Liga Portugal, nomeadamente Facebook e Youtube.

Este evento marca o arranque de uma semana única de atividades, totalmente adaptadas ao atual contexto pandémico, e que irão levar todas as emoções da Final Four até casa de todos os adeptos do Futebol Profissional.

A Final Four sem adeptos não tem a mesma magia, pelo que, face à impossibilidade de se realizar a habitual Fan Zone – que durante uma semana enche de vida “os corações” das cidades anfitriãs –, todo o conceito foi repensado dando lugar à Fan Home. Assim, o 12.º jogador continuará a estar presente numa semana inteiramente dedicada a eles!

 

Sobre:

A Taça da Liga (Allianz Cup por razões de patrocínio) é uma competição de futebol organizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, tendo sido criada na temporada 2007–2008. Todas as equipas dos dois primeiros escalões de futebol profissional, Primeira Liga e Segunda Liga, participam nesta competição (com excepção das equipas B).

A primeira edição teve como vencedor o Vitória de Setúbal, que derrotou o Sporting por 3–2 nas grandes penalidades, após um empate a zero no tempo regulamentar.

Com 7 troféus conquistados, o Benfica é o clube com mais títulos na Taça da Liga.

O atual detentor do troféu é o SC Braga, que conquistou a sua segunda Taça da Liga na final realizada a 25 de janeiro de 2020, na qual venceu o FC Porto por 1–0, com um golo de Ricardo Horta aos 90+5 minutos.

História

A criação de uma segunda Taça, disputada exclusivamente pelos clubes profissionais era uma ambição antiga da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, fundada em 1978. Só após a organização da Primeira e Segunda Ligas passar, na época 1995–96, para da Federação Portuguesa de Futebolpara a Liga Portuguesa de Futebol Profissional é que a discussão acerca da nova competição se aprofundou.

A Taça da Liga foi proposta pelo Sporting e pelo Boavista, em 2006, e aprovada por unanimidade por todos os clubes das ligas profissionais numa reunião no Porto, a 28 de novembro de 2006.

A Taça da Liga, nas 13 edições disputadas até ao momento, teve 5 clubes vencedores: Benfica (7 títulos), Sporting e SC Braga (2 títulos cada) e Vitória de Setúbal e Moreirense (1 título cada).

Por motivos de patrocínio nas primeiras três temporadas pela Carlsberg Group, era conhecida como Carlsberg Cup, depois por Bwin Cup e após a sentença do Tribunal da Relação do Porto, de 6 de janeiro de 2012, que impediu a Bwin de publicitar a sua marca através de patrocínios ou publicidade, passou a chamar-se Taça da Liga. O actual patrocínio da Allianz dura até 2020.

 

aNOTÍCIA.pt