Heróis da Fruta leva á participação inédita de 100% das escolas de Benavente

No ano em que Organização das Nações Unidas declarou 2021, como o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas, 100% das escolas do 1°ciclo e pré-escolar do Município de Benavente, participam no projeto Heróis da Fruta.

Heróis da Fruta leva á participação inédita de 100% das escolas de Benavente - ®DR

As escolas do 1°ciclo e pré-escolar do Município de Benavente estão a participar no projeto Heróis da Fruta, no ano em que Organização das Nações Unidas declarou, como o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas.

É já a decima edição, deste projeto nacional, que tem como objetivo a promoção de uma alimentação saudável. Num feito inédito, todas as escolas de um Município aceitaram participar no projeto. A adesão foi de 100%.

Benavente fica assim na história deste projeto, onde o desafio de comer mais fruta, sopa e salada, foi aceite por todos os alunos.

A equipa do projeto Heróis da Fruta reconheceu como um feito inédito, que já se tornou num case-study, todas as escolas de um município aderirem a esta iniciativa, atribuindo o êxito ao enorme empenho e à estratégia que a equipa de Benavente definiu para convidar e entusiasmar as turmas a participar.

O desafio lançado à participação das escolas no projeto Heróis da Fruta, foi apresentado no passado dia 8 de novembro 2020, Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis,

Rute Espanhol, Nutricionista do Município de Benavente partilhou como correu a experiência: “No dia 8 de novembro, Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis, desafiámos as nossas escolas a participarem no projeto Heróis da Fruta. Visitámos várias escolas e tivemos o privilégio de passar bons momentos a falar com as crianças sobre alimentação saudável. Foi muito gratificante encontrar alunos e professores entusiasmados com o projeto. Todos aceitaram o desafio de comer mais fruta, sopa e salada e de fazerem lanches saudáveis.”

Sobre Projeto Heróis da Fruta e o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas em 2021

A Organização das Nações Unidas declarou 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas. O objetivo é a sensibilização do importante papel das frutas e hortícolas na nutrição humana, segurança alimentar e saúde. As frutas e hortícolas são excelentes fontes de fibras alimentares, vitaminas, minerais e antioxidantes.

A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de pelo menos 400 gramas destes alimentos de forma a prevenir doenças crónicas, tais como cancro, diabetes, doenças cardíacas e obesidade. Uma forma simples de cumprir esta recomendação é comer sopa ao almoço e jantar e 3 peças de fruta por dia.

Heróis da Fruta® é uma marca registada pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil para dar nome ao seu programa nacional de combate à má nutrição infantil.

Desde 2011 quase meio milhão de crianças participantes já melhorou os hábitos alimentares através do método Heróis da Fruta®.

Este método combina materiais educativos protagonizados por um grupo inspirador de personagens-modelo que ganham «superpoderes» através da ingestão de alimentos saudáveis e técnicas de educação não-formal como storytelling ou gamification.

Todos os conteúdos Heróis da Fruta® são desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar de especialistas e respeitam todos os referenciais de nutrição infantil e alimentação saudável, educação para a saúde e literacia em saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Direção Geral da Saúde (DGS) e Direção Geral da Educação (DGE).

A eficácia e resultados do método Heróis da Fruta® são continuamente avaliados por investigadores do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

aNOTÍCIA.pt