SOLE – Serralves On Line Experience, leva Serralves ao seu público

O SOLE - Serralves On Line Experience, perante o novo período de confinamento, irá dar continuidade e reforçar a interação de Serralves com os seus públicos, partilhando experiências artísticas, ambientais, didáticas, científicas e criativas.

Serralves On Line Experience
SOLE - Serralves On Line Experience, leva Serralves ao seu público - ®DR

Confrontados com um novo período de confinamento, o SOLE – Serralves On Line Experience irá dar continuidade e reforçar a interação de Serralves com os seus públicos, continuando a garantir uma presença ativa, um espaço e um tempo de partilha de experiências artísticas, ambientais, didáticas, científicas e criativas.

Em 2020, durante o primeiro período de isolamento, Serralves criou o SOLE  – Serralves On Line Experience, um projeto que garantiu o espaço e tempo para a partilha de experiências artísticas, ambientais e educativas e que manteve Serralves sempre próximo dos seus públicos.

E o que começou como uma necessidade que se pensava temporária, cresceu, intensificou a atividade digital de Serralves, consolidou-se e passou a fazer parte da estratégia da Fundação, promovendo o acesso a uma grande diversidade de conteúdos, iniciativas e atividades que constituem as múltiplas áreas de atuação da Fundação como exposições, filmes, música, livros, programas educativos, deambulações naturais e experiências de aprendizagem.

Hoje, Serralves é cada vez mais numa instituição sem paredes, mais próxima dos seus públicos, mostrando-lhes que mais do que um Museu, um Parque, uma Casa e uma Casa do Cinema. Serralves é uma ideia, uma comunidade e um espaço de partilha.

Serralves continuará assim a oferecer acesso a exposições, filmes, natureza, música, dança, livros, arquitetura, educação, ciência, comunicação, ambiente, recordando que o conhecimento, a cultura e a criatividade são aquilo que nos une enquanto comunidade. A arte e a cultura proporcionam ao mundo um mecanismo único e inestimável para lidar com a crise e para a superar.

Várias são as rúbricas que integram esta experiência digital que permite ao público entrar no universo de Serralves e ultrapassar este período rodeado de arte e cultura:

GERAL:

#POSTALDODIA: Diariamente, é partilhada uma vista de Serralves, criada por um dos seus seguidores no Instagram.

#SERRALVESEMPAPEL: os seguidores no Instagram são convidados a partilhar com a comunidade ilustrações de Serralves.

#SERRALVESENSINA: os espaços de Serralves, exposições, obras de arte, fauna e flora, entre outros temas, são apresentados através de visitas orientadas e outras apresentações em vídeo.

#SERRALVESRECOMENDA: Sugestões de leitura, audição, investigação ou simples entretenimento, através de artigos de imprensa, livros, discos ou outras plataformas.

#DIATEMÁTICO: Em todos os dias temáticos, a Fundação de Serralves dedicará toda a sua programação digital ao tema que esse mesmo dia celebra.

#SERRALVESACESSÍVEL: a Fundação de Serralves é mostrada e explicada em vídeos em língua gestual portuguesa, também legendados. Uma forma de descobrir a história da Fundação, os seus espaços e projetos.

#EMDIRETO: Serralves à conversa com vários convidados, especialistas em diferentes áreas do pensamento, arte e ciência, em direto no Instagram.

#GALERIAVIRTUAL: para descobrir os espaços da Fundação de Serralves através do Google Arts &Culture, da App +Parque ou da Plataforma da Biodiversidade.

#LIVRODODIA: a Biblioteca de Serralves a sugerir livros de diferentes áreas, opções para saber mais sobre arte, ambiente, arquitetura e educação, entre muitos outros temas.

MUSEU:

#EXPOSIÇÃOSERRALVES: Uma partilha de informação sobre as obras integradas nas exposições patentes em Serralves, para conhecer estas mostras sem sair de casa.

#OBRADODIA: o foco sobre obras da Coleção de Serralves, composta por mais de 4.000 trabalhos, tudo à distância de um clique.

#ARQUIVOONLINE: uma Partilha de informação sobre projetos dos arquivos depositados em Serralves, nomeadamente de Álvaro Siza e Carlos Alberto Cabral, entre outros.

PARQUE:

#OUVIDODEARTISTA: Listas de músicas criadas por artistas, inspiradas nos seus trabalhos, ou relacionadas com as várias temáticas trabalhadas por Serralves.

#ESPÉCIEDESERRALVES: Identificação de espécies da flora ou da fauna dos 18 hectares do Parque de Serralves, os seus segredos e curiosidades.

#PARQUEVIVO: o Parque em imagens, convidando à exploração em fotografias ou vídeos, mantendo viva a relação com a Natureza em Serralves.

CASA DO CINEMA MANOEL DE OLIVEIRA:

#UMDIAUMFILME: Para além da filmografia de Manoel de Oliveira, a sugestão de filmes no quais o cineasta se inspirou para desenvolver o seu trabalho. Um por dia.

#CASADOCINEMA: as obras em exposição na Casa do Cinema são mostradas e explicadas, bem como os muitos e diversos temas que integram o universo de Manoel de Oliveira.

FORA DE PORTAS:

#FORADEPORTAS: uma forma de apresentar das muitas realizações de Serralves fora de portas, no país e no estrangeiro, em parceria com diversos municípios e instituições.

ESPETÁCULO:

#EMPALCO: vídeos de espetáculos e de performances que decorreram em Serralves e que afirmam o seu palco como uma referência nas artes performativas em Portugal e na Europa.

CONFERÊNCIAS:

#STREAMINGTALKS: Em tempo de parar para refletir, vídeos de várias conferências e conversas com artistas e personalidades de referência na área do pensamento, da literatura, da arte, da arquitetura e do ambiente.

SERVIÇO EDUCATIVO:

#OFICINASERRALVES: sugestões de atividades, jogos ou desenhos para os mais novos, para que se divirtam a descobrir a natureza e as artes, em casa e em família.

LOJA:

#ARTEEMLOJA: A loja de Serralves disponível para compras online, com muitos produtos relacionados com arte, design, natureza, cinema e reflexão.

O acesso ao Serralves On Line Experience (#SERRALVESONLINEEXPERIENCE) faz-se através do site www.serralves.pt e do facebook, instagram e youtube.

aNOTÍCIA.pt