Marinha e AMN alertam para o agravamento das condições meteorológicas e agitação marítima na costa norte

O agravamento das condições meteorológicas e agitação marítima entre hoje e sábado na costa norte, levam a Marinha e a AMN a lançar alerta

Marinha e AMN agravamento das condições meteorológicas
Marinha e AMN alertam para o agravamento das condições meteorológicas e agitação marítima na costa norte - ®DR

Marinha e AMN chamam a atenção para a previsão do vento e do estado do mar, entre o final da noite de hoje e as 18h00 de sábado, dia 23 de janeiro, que aponta para um agravamento excecional das condições meteorológicas e de agitação marítima, na costa norte de Portugal Continental.

A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de dez metros, com período médio entre dez e 12 segundos. O vento poderá registar intensidade média superior a 70 Km/h e rajadas superiores a 100 Km/h, provenientes do quadrante Noroeste.

Assim, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) recomendam a toda a comunidade marítima que adote um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras e redobrem os cuidados tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, devendo também reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas.

À população em geral, relembramos que se encontra em vigor um dever geral de recolhimento domiciliário, pelo que as pessoas devem permanecer em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco.​

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

 

Artigos relacionados com “Marinha e AMN alertam para o agravamento das condições meteorológicas e agitação marítima na costa norte”:

Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento da agitação marítima nos próximos dias

Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento da agitação marítima a partir de amanhã