Serralves: “A Química Secreta dos Oceanos” é o tema da primeira “Conversas com Ciência”

“Conversas com Ciência” é mais um projeto de Serralves que em parceria com o CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, visa aproximar a comunidade à ciência através do conhecimento do trabalho desenvolvido pelos investigadores do deste centro.

Serralves Conversas com Ciência
Serralves: “A Química Secreta dos Oceanos” é o tema da primeira “Conversas com Ciência” - ®DR

A Química Secreta dos Oceanos” é o tema da primeira sessão das “Conversas com Ciência”, projeto que resultou da parceria entre Serralves e o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. Para esta primeira conversa serão convidados, um domingo por mês, um investigador e a comunidade, para uma conversa informal.

Estas sessões de Serralves com “Conversas com Ciência” visam aproximar a comunidade à ciência através do conhecimento do trabalho desenvolvido pelos investigadores do CIIMAR. Nesta edição de Conversas com a Ciência, desta vez online, o investigador Pedro Leão irá falar sobre a Química Secreta dos Oceanos.

O evento terá lugar no próximo dia 24 (domingo), pelas 10,30, online, gratuito, embora com inscrição obrigatória em [email protected], sendo o link de acesso enviado após o término do prazo de inscrições.

 

Sobre o tema

Uma grande parte dos fármacos de sucesso que atualmente utilizamos são obtidos de plantas ou microrganismos. Tal é o caso da penicilina, produzida por um fungo, e cuja descoberta “acidental” é evocada recorrentemente. Tradicionalmente, a pesquisa por moléculas de origem natural para o tratamento de infeções, o cancro ou outras patologias, tem sido efetuada de forma exaustiva a partir de fontes terrestres. No entanto, à medida que se foi explorando a vastidão dos oceanos, ficou claro que os inúmeros organismos que os habitam – desde as águas costeiras até às fossas mais profundas – representam um extraordinário reservatório de novas moléculas. Estas são por vezes muito diferentes das que se encontram em ambientes terrestres, sendo usadas como fármacos por todo o mundo, embora nos encontremos ainda no início de um longo caminho de descoberta da química que se esconde nos oceanos.

 

Investigador: 

Pedro Leão é Investigador Principal no CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Universidade do Porto) onde lidera a equipa de investigação “Cyanobacterial Natural Products”. Licenciado em Bioquímica, após obter o doutoramento na Universidade do Porto, fez estudos pós-doutorais no CIIMAR e também nos EUA – na Universidade da Califórnia em San Diego e na Universidade de Harvard. Os seus trabalhos de investigação focam-se na descoberta de novos compostos e novas enzimas a partir de um grupo de bactérias fotossintéticas – as cianobactérias. 

 

aNOTÍCIA.pt