Covid-19: Máscaras “artesanais” proibidas em vários países da europa

Máscaras “artesanais” proibidas em vários países da europa que obrigam ao uso das FFP2 em locais públicos para prevenção mais eficaz à Covid-19.

Covid-19 máscaras artesanais proibidas
Covid-19: Máscaras “artesanais” proibidas em vários países da europa - ®DR

No combate à Covid-19, em França, as máscaras “artesanais” ou comunitárias passam a ser proibidas tendo o governo determinado a utilização de máscaras cirúrgicas FFP1 de uso único, ou máscaras FFP2, com capacidade de bloquear 90% das partículas, em todos os locais públicos, segundo a CNN.

Já na passada terça-feira, a Alemanha havia exigido aos cidadãos o uso de máscaras FFP1 ou FFP2 nos locais de trabalho, nas lojas e nos transportes públicos.

A Áustria prepara-se para adotar decisão semelhante, dia 25 de janeiro, passando a ser proibidas as máscaras “artesanais” ou comunitárias na prevenção à Covid-19.

De salientar que o Centro Europeu para Controle e Prevenção de Doenças (ECDC), na passada quinta-feira, alertou para as novas variantes do SARS-CoV-2, as quais podem causar mais mortes e hospitalização. Assim, a ECDC, recomenda a adoção de medidas extra de distanciamento físico, quarentena e rastreio de contacto. Igualmente é recomendado por aquela agência europeia o uso de máscara (sem referir qual o tipo) em ambientes, internos ou externos, sempre que o distanciamento social não pode ser garantido, segundo a CNN.

 

Tipos de Máscaras utilizadas para proteção à COVID-19

  • Máscara de proteção FFP (Filtering Face Piece), é um equipamento de proteção individual (EPI) que serve de proteção respiratória. Está regulado pela Norma 007/2020 da DGS, de acordo com o Regulamento (UE) 2016/425 e norma EN 149:2001+A1:2009
  • 2. Máscaras cirúrgicas, são dispositivos que previnem a transmissão de agentes infeciosos das pessoas que utilizam a máscara para as restantes;
  • 3. Máscaras não cirúrgicas, comunitárias ou de uso social, dispositivos de diferentes materiais têxteis, destinados à população geral, não certificados.

 

Artigo relacionado:

Covid-19: Escolas fecham e ECDC atribuiu aumento do número de infeções devido “ao relaxamento” das restrições na época festiva