Fuzileiros preparam missão em navio francês para apoio à segurança marítima no Golfo da Guiné

Uma força de 17 Fuzileiros, com uma secção de Abordagem e uma secção de Force Protection, irá participar no apoio à segurança marítima no Golfo da Guiné

Fuzileiros segurança marítima no Golfo da Guiné
Fuzileiros preparam missão em navio francês para apoio à segurança marítima no Golfo da Guiné - ®DR

Uma Força de Fuzileiros de 17 militares será empenhada na Operação Corymbe, entre o dia 02 de fevereiro de 2021 e 26 de abril de 2021, a bordo do navio francês Dixmude, no âmbito do apoio aos países do Golfo da Guiné em matéria de segurança marítima.

Esta Força de fuzileiros, constituída por um chefe de destacamento, uma secção de Abordagem e uma secção de Force Protection, integrará a missão que se destina a apoiar a segurança marítima das nações do Golfo da Guiné, através de ações de treino bilateral França – Portugal (incluindo a participação em exercícios anfíbios)¸ ações de parceria militar operacional em apoio aos parceiros africanos e operações conjuntas em zona sensível (zona temporária de proteção reforçada e portos do golfo da Guiné).

Fuzileiros segurança marítima no Golfo da Guiné
Treino da força de Fuzileiros – ®DR

As operações militares da série CORYMBE são conduzidas pela Marinha Francesa ao longo da costa ocidental de África, compreendem a presença de meios navais no Golfo da Guiné e têm contribuído para o reforço do conhecimento mútuo e interoperabilidade nos domínios das operações, treino e formação dos fuzileiros. 

Por forma a preparar a missão com todos os cuidados neste período pandémico, os militares da Marinha que irão para a missão encontram-se agora em quarentena, farão teste de deteção Polymerase Chain Reaction (PCR) e serão transportados diretamente para o ponto de embarque em Toulon, por aeronave militar, no dia 31 de janeiro de 2021, por forma a estarem prontos a iniciar a missão a partir do dia 02 de fevereiro de 2021.

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

Artigos relacionados:

Militar da Marinha em missão de cooperação com a Guarda Costeira dos EUA

Mergulhadores da Marinha participam em exercício internacional de defesa portuária em Espanha