Tempestade de neve “pinta” de branco a fragata Bartolomeu Dias

Tempestade Darcy enche de neve e "pinta" de branco a fragata Bartolomeu Dias. Tudo aconteceu em Den Helder, nos Países Baixos, onde se encontra o navio.

Tempestade de neve fragata Bartolomeu Dias
Tempestade de neve "pinta" de branco a fragata Bartolomeu Dias - ®DR

A fragata Bartolomeu Dias, da Marinha Portuguesa, atualmente em Den Helder recebeu a bordo a visita da neve que se faz sentir por estes dias nos Países Baixos, causada pela tempestade Darcy.  

Navio da Marinha
fragata Bartolomeu Dias – ®DR

A fragata Bartolomeu Dias foi alvo da tempestade de neve nos Países Baixos onde atualmente se encontra no âmbito do seu processo de modernização. No passado dia 16 de janeiro a fragata Bartolomeu Dias completou 12 anos ao serviço de Portugal, tendo já percorrido 114.490 milhas náuticas, o  equivalente a 212.035 kms.

Navio da Marinha
fragata Bartolomeu Dias – ®DR

Sobre 

Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

Navio da Marinha
fragata Bartolomeu Dias – ®DR

NRP Bartolomeu Dias 

 
O NRP Bartolomeu Dias (Ex-HNLMS Van Nes) foi lançado à água em 16 de maio de 1992, após a construção no estaleiro de Schelde Group (Holanda). Foi aumentado ao efetivo da Marinha Portuguesa em 16 de janeiro de 2009, como o primeiro navio da classe Bartolomeu Dias.
 

O NRP Bartolomeu Dias tem, como principal missão, a luta antissubmarina, podendo ser empenhado em missões combatentes e não combatentes, de onde se destacam a participação na EUROMARFOR, Operação Manatim ou NATO Operation Sea Guardian.

Fazem parte do armamento do NRP Bartolomeu Dias:

  • Peça de artilharia OTO MELARA 76 mm
  • 16 Mísseis MK48 VLS Sea sparrow SAM2x4
  • 2×4 Mísseis antinavio Harpoon SSM
  • 2×2 tubos lança torpedos MK46
  • Peça 30 mm GOALKEEPER (Defesa aérea próxima)
  • Helicóptero Westland Lynx Mk95 armado com torpedos e sonar

 

aNOTÍCIA.pt