Covid-19: Lidl e Aldi vão vender testes rápidos

Testes rápidos de diagnóstico e despiste do Covid-19, vão passar a ser vendidos nas cadeias de supermercado Lidl e Aldi, já este mês, na Alemanha, como forma de prevenir a propagação do contágio no país.

Lidl e Aldi testes rápidos covid-19
Covid-19: Lidl e Aldi vão vender testes rápidos - ®DR

As cadeias de supermercados Lidl e Aldi vão começar a vender testes rápidos contra a Covid-19, já este mês, na Alemanha. Com esta medida o governo alemão tem como objetivo a deteção de novos casos de infeção e evitar a propagação de contágio do vírus no país.

Segundo adianta o jornal El Economista, o sistema de diagnóstico em causa foi validado pelo Instituto Federal de Medicamentos alemão, que aprovou até agora a comercialização de três testes rápidos: Rapid SARS-CoV-2 Antigen Test Card , LYHER Covid-19 Antigen Schnelltest Nasal e CLINITEST Rapid COVID-19 Self-Test.

Os resultados são apurados em 15 minutos e têm uma eficácia e fiabilidade de 80%. O preço destes testes que de acordo com o El Economista, varia entre os 5 e os 10 euros e no caso do Clinitest, por exemplo, o teste pode ser realizado por pessoas sem qualquer formação médica.

Desenvolvido pela Siemens Healthneers, o teste foi colocado à prova junto de 50 pessoas, para garantir que conseguiriam fazer o teste sozinhas, apenas com a ajuda das instruções de utilização.

A Siemens Healthneers explica que este teste rápido envolve a recolha de amostras de ambas as narinas com uma zaragatoa que é depois lavada com um reagente, dissolvendo uma proteína específica da superfície do vírus. Em 15 minutos, o resultado do teste é divulgado. A posição e o número de linhas no ecrã do teste indicam se o resultado é positivo ou negativo. Caso não mostre qualquer resultado, o teste deve ser repetido.

As cadeias alemãs Lidl e Aldi vão assim alargar o seu já vasto leque de produtos, ao incluir agora estes testes rápidos ao novo coronavírus.

Além de produtos alimentares, de limpeza, utensílios variados e roupas, Lidl e Aldi vão passar a disponibilizar aos consumidores uma forma fácil e acessível de poderem fazer testes rápidos para testar a presença de Covid-19 no organismo.

 

 

aNOTÍCIA.pt