Município de Braga e InvestBraga querem transformar ideias inovadoras em negócios sustentáveis

Município de Braga e InvestBraga querem transformar ideias inovadoras em negócios sustentáveis através programa de pré-aceleração de ideias de negócio

Braga e InvestBraga ideias negócios
Município de Braga e InvestBraga querem transformar ideias inovadoras em negócios sustentáveis - ®DR

O Município de Braga e a InvestBraga vão lançar um programa de pré-aceleração de ideias de negócios. Com o ‘Empreender@Braga’, a Autarquia e a Agência de Dinamização Económica do concelho querem estimular o empreendedorismo junto dos cidadãos, desempregados e/ou pessoas que pretendam criar o seu próprio negócio.

O regulamento do ‘Empreender@Braga’, que será votado esta Segunda-feira, 8 de Março, em sede de Reunião do Executivo, prevê a validação de ideias de negócio e a capacitação dos empreendedores através de um programa de quatro semanas, composto por workshops, mentoria e trabalho em equipa. No final, está prevista a realização de um ‘Demo Day’ onde os projectos serão apresentados a potenciais parceiros, clientes e investidores.

“Queremos transformar ideias inovadoras em negócios sustentáveis, com impacto na Região, através de uma metodologia de capacitação. Nesse sentido, o ‘Empreender@Braga’ contempla bootcamps, sessões de trabalho em equipa e mentorias especializadas”, refere Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

O programa deverá concentrar-se, essencialmente, nas áreas de negócio associadas à Economia Digital, Saúde e Bem-Estar, Mobilidade, Turismo, Clima e Economia Circular. “Estas são áreas que derivam, não só da estratégia de especialização de Braga enquanto hub de inovação e empreendedorismo, como também de alguns eixos prioritários na estratégia de desenvolvimento local”, explica o Autarca.

Com um formato híbrido, o ‘Empreender@Braga’ permitirá a candidatura de equipas já constituídas, como também de promotores que possam ter uma ideia de negócio, mas não disponham de equipa.

As candidaturas serão realizadas através do preenchimento de um formulário próprio que será posteriormente disponibilizado no portal do Município e no portal da InvestBraga.

O programa inclui a atribuição de três prémios que serão concedidos após a constituição da empresa:

1.º Prémio – 2.500 euros (Prémio de Constituição de Empresa) + Incubação na StartupBraga por um período de 6 a 12 meses + Mentoria Startup Braga para desenvolvimento do MVP;

2.º Prémio – 1.500 euros (Prémio de Constituição de Empresa) + Mentoria Startup Braga para desenvolvimento do MVP;

3.º Prémio – 1.000 euros (Prémio de Constituição de Empresa) + Mentoria Startup Braga para desenvolvimento do MVP.

 

aNOTÍCIA.pt

 

 

 

Fonte: CMB