Samsung aplica nova etiqueta energética 2021 da EU

Samsung introduz as novas etiquetas de eficiência energética da União Europeia e reafirma o seu compromisso com a inovação de produtos desenvolvidos de forma responsável

nova etiqueta energética
Samsung aplica nova etiqueta energética 2021 da EU - ®DR

Março marca a entrada em vigor da nova legislação Europeia e aplicação da nova etiqueta de eficiência energética nos grandes domésticos, incluindo frigoríficos, máquinas de lavar loiça, máquinas de lavar roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa.

Pela primeira vez, a nova etiqueta energética vai incluir um código QR que dará acesso, a partir de um smartphone, a informações oficiais (não comerciais) adicionais – extraídas do Banco de Dados de Produtos Europeus para as novas Etiquetas Energéticas.

O esforço da União Europeia para acelerar a inovação e produção de eletrodomésticos mais eficientes, responsabilizando os fabricantes por elevados padrões de qualidade, tem o apoio da Samsung, neste processo que introduz também novos requisitos de conceção ecológica e que oferece aos consumidores em toda a Europa maior clareza, compreensão e poder de decisão.

A filosofia de produção da Samsung tem como principais pilares o desenvolvimento de equipamentos com maior eficiência energética e a utilização de materiais reciclados e ecológicos que permitam reduzir o impacto ambiental da sua inovação. Comprometida em melhorar constantemente o desempenho sustentável dos seus produtos, a Samsung utiliza o seu Eco-design Process (Processo de Conceção Ecológica) desde o início do ciclo de vida de qualquer equipamento.

O Eco-design Process permite planear e desenvolver equipamentos com maior eficiência energética, a partir de uma menor utilização de recursos e com a eliminação de substâncias perigosas. O mesmo garante o cumprimento com todas as regulamentações e requisitos ambientais globais, bem como incentiva a Samsung a tomar iniciativas e a procurar ideias para criar produtos desenvolvidos de forma responsável para os seus clientes.

Henrique Pereira, Head of Digital Appliances da Samsung refere que: “Na Samsung, estamos empenhados na produção de eletrodomésticos ecológicos de excelência, através de esforços que incluem o desenvolvimento de tecnologias avançadas para a poupança de energia e novos conceitos de produtos criativos, como frigoríficos modulares personalizáveis. A nova etiqueta energética garantirá informação mais objetiva nos padrões de eficiência mais elevados, maior atenção à sustentabilidade e uma compreensão mais fácil do sistema de classificação de eletrodomésticos.”

CONTROLO POR IA: TRATAMENTO DA ROUPA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

No segmento de tratamento da roupa, a gama da Samsung de máquinas de lavar com Controlo IA responde aos mais elevados padrões da nova etiqueta energética, atingindo a classificação energética A. Com Inteligência Artificial, esta gama personaliza o processo de lavagem, adaptando-o às preferências do consumidor, registando os ciclos e definições mais utilizados para os apresentar de forma simples e clara no ecrã intuitivo. Deteta igualmente o peso da roupa para dispensar a quantidade adequada de água e detergente utilizando o Dispensador Automático. O Controlo por IA também permite a Conjugação de Ciclos entre a máquina de lavar e a máquina de secar, para selecionar automaticamente o programa de secagem com base no ciclo de lavagem aplicado.

A gama de máquinas de lavar com Controlo IA inclui equipamentos com outras tecnologias como: QuickDrive™, AddWash™ e Dispensador Automático.

As características “Eco” que se aplicam a toda a gama de Controlo IA incluem:

A tecnologia EcoBubble™, que poupa energia e protege a cor e textura das roupas, proporcionando um desempenho de limpeza elevado, mas suave com os tecidos, mesmo a baixas temperaturas. O detergente é dissolvido e ativado transformando-se em espuma que penetra rapidamente nos tecidos para remover eficazmente a sujidade e as nódoas.

O programa de Higienização a Vapor reduz a sujidade entranhada e remove 99,9% de bactérias e alergénios, de forma a assegurar uma limpeza ainda mais profunda sem a necessidade de pré-tratamentos demorados. Este programa liberta vapor a partir do fundo do tambor, de modo que cada peça da carga seja completamente saturada à medida que o vapor sobe.

A tecnologia Digital Inverter, que proporciona eficiência energética superior, ruído mínimo e um desempenho duradouro, utiliza ímanes fortes para um desempenho mais silencioso e potente, consumindo menos energia do que um Motor Universal.

Além disso, dependendo das necessidades específicas dos consumidores, as várias linhas oferecem as seguintes características distintivas:

A linha QuickDrive™ Q-Drum reduz o tempo de lavagem até 50%, com uma poupança de energia de até 20% em ciclos rápidos.

A linha AddWash™ tem uma porta especial, que lhe permite acrescentar tudo o que se tenha esquecido à lavagem em qualquer altura, evitando novos ciclos.

A linha Dispensador Automático, por outro lado, tem um doseador automático que adiciona a quantidade certa de detergente e amaciador de acordo com a carga e definição aplicada.

FRIGORÍFICOS AMIGOS DO AMBIENTE: EXCELENTE DESEMPENHO ENERGÉTICO PARA A CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

O design modular dos frigoríficos BESPOKE oferece aos clientes a flexibilidade de personalizar os seus frigoríficos, acrescentando unidades adicionais ou substituindo os painéis das portas de acordo com o estilo de vida e as necessidades de design de cada um. O BESPOKE tem uma série de plataformas diferentes (frigorífico e congelador de 1 porta e frigoríficos combinados) que permitem aos utilizadores atingir zero desperdício espacial ao instalarem as suas configurações personalizadas. Esta flexibilidade no design e na capacidade permite obter uma maior vida útil do produto e uma redução de resíduos eletrónicos.

As características que tornam este nível de conservação energética possível incluem:

A tecnologia SpaceMax™, graças ao seu isolamento de alta eficiência, torna as paredes muito mais finas. Assim, cria mais espaço de armazenamento no interior, sem alterar as dimensões exteriores e permite uma redução de até 10% em termos de penetração do calor do exterior quando comparada com os equipamentos Samsung sem esta tecnologia.

A tecnologia Digital Inverter, que melhora a eficiência energética, ao controlar de forma inteligente a sua velocidade, fornecendo apenas a quantidade de refrigeração necessária, enquanto o compressor convencional funciona sempre ao seu nível máximo. O tamanho do espaço do compressor também foi reduzido para otimizar a quantidade de emissão de calor.

O sistema de refrigeração All Around Cooling arrefece cada compartimento uniformemente, de canto a canto. Ao verificar continuamente a temperatura, faz circular o ar frio através de aberturas estrategicamente localizadas. Assim, cada item em cada prateleira é conservado de forma eficaz e permanece fresco por ainda mais tempo.

O Metal Cooling mantém os alimentos frescos, mesmo que os utilizadores abram e fechem frequentemente a porta do frigorífico. A placa metálica na parede traseira ajuda a manter a temperatura interna ideal, retendo o frio e evitando a perda de ar fresco sempre que a porta está aberta.

Além das tecnologias inovadoras e amigas do ambiente, os frigoríficos BESPOKE estão também equipados com características que melhoram a utilização dos compartimentos interiores de armazenamento:       

Com a gaveta Humidity Fresh + pode ajustar a humidade no interior ao girar o botão de controlo. Assim, cria o ambiente ideal para armazenar diferentes frutas e vegetais, para que permaneçam crocantes, frescos e suculentos.

A gaveta Optimal Fresh+ é um compartimento multiusos que pode ser dividido em duas zonas com temperaturas diferentes, tornando-o ideal para guardar alimentos que requerem temperaturas diferentes, mas que precisam de ser mantidos separadamente, tais como carnes e vegetais.

Rack & Shelf™ é uma prateleira de garrafas multiusos, que pode armazenar garrafas de maiores dimensões e ser utilizada como prateleira adicional.

Com a prateleira flexível de dois passos, os utilizadores podem facilmente guardar artigos grandes e volumosos, minimizando o desperdício de espaço no frigorífico.

Os novos regulamentos são para consumidores europeus e também se aplicam a países fora da UE (por exemplo, Noruega, Suíça).

Para obter mais informações sobre o portfólio de produtos da Samsung e novas classificações de eficiência energética, visite www.samsung.com/.

 

aNOTÍCIA.pt