Quinta de Chocapalha Viosinho : A mais recente novidade da produtora de Alenquer

O monocasta Quinta de Chocapalha Viosinho 2019 é o novo vinho branco de quinta que vem reforçar o portefólio da produtora de Alenquer.

Quinta de Chocapalha Viosinho
Quinta de Chocapalha Viosinho : A mais recente novidade da produtora de Alenquer - ®DR

A Quinta de Chocapalha, situada em Alenquer e pertencente à Família Tavares da Silva, acaba de apresentar a sua mais recente novidade: o monocasta Quinta de Chocapalha Viosinho 2019. O Quinta de Chocapalha Viosinho 2019, é o novo vinho branco de quinta que vem reforçar o portefólio da produtora de Alenquer.  

A primeira parcela de Viosinho, com cerca de 1,72 hectares, foi plantada em 2005, numa encosta com uma inclinação de cerca de 30%, com exposição a nascente e em solos predominantemente calcários. Uma parcela ideal para a produção de vinhos brancos. 

A casta Viosinho, originária da região do Douro, caracteriza-se pela grande sensibilidade ao calor, preferindo locais mais frescos, de maior altitude e virados a norte. Na Chocapalha foram sempre respeitadas as necessidades da casta, permitindo que esta transmitisse uma mineralidade muito equilibrada, muita frescura e complexidade.

Desde a primeira vindima que o vinho da casta Viosinho apresentava uma qualidade excelente, com notas tropicais e florais muito frescas, associadas a uma acidez muito equilibrada. Em 2008 a casta foi utilizada para o lote do Chocapalha Reserva Branco e em 2009 foi utilizada pela primeira vez para o lote do vinho Quinta de Chocapalha Branco. 

No entanto é em 2019 que pela sua rica expressão mineral e floral, surge o monovarietal Quinta de Chocapalha Viosinho, com uma produção muito limitada e de apenas 2500 garrafas.

O Quinta de Chocapalha Viosinho 2019, apresenta uma cor intensa e brilhante. É um vinho muito aromático, aliando notas de líchias com aromas florais, fresco e com grande mineralidade, reflectindo o clima do Atlântico. 

Quinta de Chocapalha Viosinho 2019P.V.P. aproximado – 9,50€

aNOTÍCIA.pt