É falado, é pedido e é bebido … o Generoso Moscatel!

Gregos e Fenícios disseminaram-no, os Romanos trouxeram-no para Portugal e hoje, o moscatel português está no Top 10 mundial

moscatel
É falado é pedido e é bebido … o Generoso Moscatel! - ®DR

Seguramente as videiras da família Moscatel devem ser as mais antigas conhecidas pelo homem, tendo sofrido muitas transformações ao longo do tempo. Gregos e Fenícios terão sido os principais responsáveis por disseminar o vinho produzido com a casta Moscatel que a Portugal terá chegado na época do Império Romano.

O moscatel é um vinho generoso de aroma muito intenso, a flores de laranjeira, com sabor meloso e cheio, que evolui com a idade para notas de frutos secos, passas e café. É um vinho de excelente qualidade, em especial quando envelhecido durante largos anos em barricas de carvalho. Portugal tem dois, o do Douro e o de Setúbal, sendo este último o mais famoso dos moscatéis portugueses.

Já no século XVI, o moscatel de Setúbal, era exportado para a corte de Ricardo II de Inglaterra. Outro fator importante de crescimento da divulgação do moscatel foi o do período expansionista português em que este vinho era embarcado em caravelas rumo às colónias. Daí nasceria o moscatel “Torna Viagem” ou “Roda” uma vez que algumas das barricas retornavam à origem tendo a viagem provocado uma melhoria da já elevada qualidade desses vinhos.

Como é feito um moscatel, quais as castas permitidas/utilizadas? Uma coisa é certa, Portugal tem o moscatel no Top 10 mundial e um deles foi considerado o melhor vinho do mundo.

” É falado, é pedido e é bebido… o Generoso Moscatel!” é o tema escolhido por André Figuinha e Rodolfo Tristão, para a próxima edição de Sommeliers Storytellers em que Domingos Soares Franco e António Geadas são os convidados.
 
O encontro para mais uma emissão do Sommeliers Storytellers está marcado para as 21h30 do próximo dia 15 de março, e terá transmissão em direto nos canais oficiais do programa:

 

Links Evento:
Youtube Tintocão   Facebook Tintocão   Facebook aNotícia   Youtube aNotícia

 

Sobre:

Domingos Soares Franco, enólogo e vice-presidente, é o mais novo dos dois representantes da sexta geração da família que gere a José Maria da Fonseca. Estudou em Davis, na Califórnia e começou a trabalhar na José Maria da Fonseca nos anos 80. Desde então, tem introduzido inúmeras alterações nos vinhos produzidos por esta empresa, tornando-se um dos mais inovadores enólogos da nova geração em Portugal. Enquanto enólogo a sua primeira grande influencia foi sem dúvida a de seu Pai, Fernando Soares Franco.

 

 

António Geadas apaixonado por vinhos, é o sommelier e anfitrião do G Restaurante, que conquistou a primeira estrela Michelin em 2018.

A família Geadas vive há décadas uma relação intensa e profícua com a cidade de Bragança e a gastronomia, sendo o restaurante Geadas, onde ainda pontificam os pais dos irmãos Geadas, um marco da gastronomia regional de Portugal.

 

aNOTÍCIA.pt