“Vinhos antigos. O potencial dos vinhos de guarda”

“Vinhos antigos O potencial dos vinhos de guarda” um tema cada vez mais atual e com um interesse em crescimento

Vinhos antigos e vinhos de guarda
“Vinhos antigos. O potencial dos vinhos de guarda” - ®DR

A máxima “Vinho, quanto mais velho, melhor!” é uma falácia quando generalizada, mas, na realidade, alguns vinhos antigos têm potencial, principalmente os vinhos de guarda.

A noção de identidade está ligada ao que perdura, ao que distingue e ao que se recorda. Os vinhos não são exceção!

De um modo geral, os vinhos vão perdendo as suas características iniciais com o passar do tempo. Como ‘matéria viva’ que são, os vinhos no seu envelhecimento, tal como as pessoas, perdem juventude, exuberância, vigor e expressividade. Mas ganham outros aromas e, fruto do envelhecimento em garrafa, múltiplas texturas e camadas que só o tempo lhes é capaz de acrescentar.

Mas há contudo, uns vinhos que resistem mais que outros. Os vinhos Madeira mais do que quaisquer outros, os fortificados mais que os tranquilos e os tintos mais que os brancos, isto não falando dos vinhos concebidos por produtores e enólogos para serem “vinhos de guarda”.

Sem dúvida que os vinhos que apresentam uma longevidade mais interessante, são os fortificados. Mas se os tintos devido à combinação de taninos e acidez apresentam melhores condições de guarda, na verdade, há brancos que graças às suas castas e também ao modo como foram feitos, apresentam uma notável capacidade de envelhecimento.

Conhecer a realidade dos vinhos antigos introduzindo-os numa garrafeira é uma mais valia diferenciadora e ao mesmo tempo uma viagem à descoberta do mundo sedutor dos aromas terciários.

Olhando para os vinhos antigos e o seu potencial assim como o reflexo que podem ter nos produtores e nos setores empresariais da restauração e hotelaria, o Sommeliers Storytellers tem como tema “Vinhos antigos O potencial dos vinhos de guarda” e dois convidados, Sérgio Pereira e Pedro Soares, que não carecem de apresentações.

O encontro para mais uma emissão do Sommeliers Storytellers está marcado para as 21h30 desta segunda-feira, 5 de abril, e terá transmissão em direto nos canais oficiais do programa.

Vinhos antigos e vinhos de guarda
“Vinhos antigos. O potencial dos vinhos de guarda” : o tema do Sommeliers Storytellers desta semana – ®DR

Sobre:

Sérgio Pereira

Sérgio Pereira Escanção e sommelier. Tem o curso de escansão na EHT Porto e é formado em hotelaria. Tem em Dirk Niepoort uma referência, com quem já trabalhou no restaurante Degusto. Com passagens, entre outros, pelo restaurante DOP, esteve, em 2014, entre os nomeados para melhor sommelier do ano para a Revista Wine.

Pedro Soares

Enólogo e produtor, é há cerca de seis anos o presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), o homem que quer elevar os espumantes produzidos na região que nem sempre gozou de boa fama e dar protagonismo à casta tinta Baga. Tocou e ainda toca com José Cid, sempre que o vinho não se intromete na agenda musical. 

aNOTÍCIA.pt