Fragata Corte-Real iniciou preparação para missão internacional da NATO

A fragata Corte-Real irá integrar o Standing NATO Maritime Group 1, a força naval de elevada prontidão operacional da Aliança Atlântica

Fragata Corte-Real NATO
Fragata Corte-Real iniciou preparação para missão internacional da NATO - ®DR

A fragata Corte-Real iniciou esta semana um período de aprontamento para a sua integração no Standing NATO Maritime Group 1, a força naval de elevada prontidão operacional da Aliança Atlântica e que decorrerá no período compreendido de agosto a dezembro, deste ano.

O navio, até ao próximo mês de agosto irá ser alvo de diversas ações de manutenção e irá realizar um período de treino específico para uma rigorosa preparação da sua guarnição.

​Durante este aprontamento o navio irá realizar tarefas como: manutenção de equipamentos e sistemas, simulação por parte das equipas de navegação e centro de operações e também uma rigorosa revisão de todo o material.

​O navio é comandado pelo capitão-de-fragata Luís Carmo Falcato e conta com uma guarnição composta por 174 elementos.​

Sobre:

O NRP Corte-Real foi construído, em 1991, nos estaleiros HDW (Kiel, Alemanha), tendo sido o terceiro navio da classe Vasco da Gama.

Foi aumentado ao efetivo da Marinha Portuguesa em 22 de novembro de 1991, numa cerimónia em que a sua madrinha foi a Sra. Doutora Maria dos Anjos Nogueira, esposa do então Ministro da Defesa Nacional Dr. Fernando Nogueira.

O navio largou de Kiel em finais de janeiro de 1992, para atracar pela primeira vez em território nacional no dia 1 de fevereiro de 1992, no Porto de Praia da Vitória na Ilha Terceira, Açores.

O NRP Corte-Real é um navio escolta oceânico do tipo fragata, que se caracteriza por ser uma plataforma de média dimensão e tonelagem, dispondo de significativa polivalência em sistemas de comando, controlo e comunicações, armas e sensores, de grande versatilidade de emprego, boa auto-sustentação e cujo potencial combatente assume a plenitude quando integrado em forças navais.

Até à presente data, a Fragata Corte-Real já realizou cerca de 35.250 horas de navegação, ou seja, cerca de 4 anos continuamente no mar, tendo percorrido 430.374 milhas náuticas, a que correspondem cerca de 20 voltas ao mundo.

 

Artigos relacionados com “Fragata Corte-Real iniciou preparação para missão internacional da NATO”:

Helicóptero alemão termina missão inédita a bordo da fragata Corte Real

Inédito: Fragata Corte-Real embarcou destacamento de helicóptero da Marinha alemã em missão