Quintas de Melgaço Vinhas Velhas 2020: um vinho com personalidade única chega ao mercado

O Alvarinho Quintas de Melgaço Vinhas Velhas 2020, a mais recente novidade da Quintas de Melgaço, chega ao mercado

Quintas de Melgaço Vinhas Velhas
Quintas de Melgaço Vinhas Velhas 2020: um vinho com personalidade única chega ao mercado - ®DR

Após o sucesso de colheitas anteriores, o Quintas de Melgaço Vinhas Velhas 2020 chega ao mercado. Este vinho verde Alvarinho é a mais recente novidade da Quintas de Melgaço, um projeto único que reúne mais de 530 pequenos e médios produtores da sub-região de Monção e Melgaço.

O Quintas de Melgaço Vinhas Velhas oferece uma experiência que é um deleite para os sentidos. Ao olhar, são percetíveis o aspeto límpido e a cor citrina. O aroma exalado é limpo e intenso, com notas predominantes de fruta tropical mineral e ligeiro floral. No palato, é manifesto o seu caráter cheio e frutado, com uma acidez equilibrada e um final longo e persistente. É a companhia ideal de um cardápio que acolhe um vasto número de opções gastronómicas, desde pratos de marisco e peixe a pratos com carne das aves.

Este vinho é fruto de um processo desenvolvido totalmente com base em saberes e métodos ancestrais, indispensáveis à produção de vinhos ímpares. As uvas, exclusivas da casta Alvarinho, são colhidas manualmente de uma parcela única de vinhas velhas, com mais de 30 anos. Da elegância destas vinhas e da seleção cuidadosa das uvas, nasce um vinho sofisticado, sedutor e de personalidade única.

Para alcançar este resultado final, as uvas são submetidas a uma prensagem suave e posterior decantação de 12 a 36 horas a uma temperatura controlada. A fermentação dura até 15 dias e segue-se um estágio em cubas de inox, com temperatura controlada e movimento regular das borras durante cinco meses.

Para uma degustação de maior qualidade, aconselha-se o seu consumo a uma temperatura entre os 10ºC e os 12ºC.

Recorde-se que a qualidade das colheitas do QM Vinhas Velhas tem vindo a ser reconhecida pela crítica nacional e internacional. Em 2018, foi eleito o Melhor Vinho Verde do Ano pela revista Wine&Spirits com a pontuação mais alta atribuída (93 pontos), de entre mais de 100 vinhos. No mesmo ano, a revista VINHO Grandes Escolhas atribuiu ao vinho a classificação de 17,5 pontos, à semelhança da Revista de Vinhos, em 2019. Em 2021, a revista VINHO Grandes Escolhas volta a reconhecer o caráter do QM Vinhas Velhas com 17,5 pontos atribuídos à colheita de 2019.

 

aNOTÍCIA.pt