Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço 2021: Soalheiro convida a “vestir a camisola”

O Soalheiro lança, na sua loja online, um kit de antecipação à sua tradicional participação na Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço

Soalheiro na Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço
Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço 2021: Soalheiro convida a "vestir a camisola" - ®DR

A tradição mantém-se, o formato adapta-se mas o Soalheiro irá estar presente, como habitualmente, em mais uma Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço. O evento, uma verdadeira meca para os apreciadores dos vinhos e sabores de Melgaço, distribui-se por dois fins-de-semana, de 7 a 9 e de 14 a 16 de maio, e pelo território, convidando a visitar as quintas e restaurantes do concelho, em segurança.  

O Soalheiro, produtor de referência da sub-região e presença habitual na Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, lança na sua loja online, um kit que serve de aperitivo a todos aqueles que se queiram juntar à festa e a vestir, literalmente, a camisola do território, onde a casta Alvarinho tem uma expressão única, reconhecida e apreciada em todo o mundo.

O Pack Festa do Alvarinho 2021 (59, 00 €) promete aguçar o apetite para algumas das iguarias mais apreciadas da região, incluindo dois vinhos que representam a diversidade do território, Soalheiro Clássico 2020, um ícone do produtor e que reflete no copo a intensidade aromática característica da sub-região e Soalheiro Granit 2020, um Alvarinho de montanha, que comprova a elasticidade da casta, relevando um perfil mais mineral.

Mas nem só de Alvarinho se faz a festa. O fumeiro é também um dos atrativos gastronómicos da região e o Soalheiro dá a provar o salpicão de porco bísaro da Quinta da Folga, criado em regime de produção ecológica, e também um queijo de cabra Prados de Melgaço, curado com pimentão e alvarinho, e produzido segundo as técnicas artesanais da queijaria portuguesa.

O pack inclui ainda uma t-shirt com a inscrição “Território”, representativa da filosofia do produtor, cujos vinhos são produzidos com uvas provenientes de 150 viticultores e refletem dessa forma a identidade da sub-região e da sua dedicação ao Alvarinho. O convite estende-se a uma visita mais prolongada à quinta, incluindo ainda um Voucher de uma Prova de Vinhos Clássica na Quinta de Soalheiro, para 2 pessoas. Disponível na loja online do Soalheiro, a entrega é feita em 72 horas para Portugal continental e Espanha, custo incluído. 

A degustação pelo Soalheiro serve de convite para a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que este ano surge com um formato adaptado às restrições de prevenção da COVID-19. O evento divide-se por dois fins-de-semana, de 7 a 9 e de 14 a 16 de maio, dedicados ao alvarinho e fumeiro de Melgaço. No roteiro destacam-se como pontos principais, o Mercado Central, epicentro da festividade, onde haverá venda de vinhos e produtos regionais, os restaurantes locais, que terão harmonizações com Alvarinho, visitas às adegas dos produtores de vinho, de fumeiro e de produtos regionais e outras provas temáticas.

O Soalheiro abre também as portas da quinta para dar a conhecer a sua história de quase 40 anos de produção de Alvarinho em Melgaço. Com quatro horários disponíveis (10:00, 12:00, 14:30 e 16:30) e número limite de 12 pessoas por horário, para garantir todas as condições de segurança, os visitantes serão recebidos com a oferta de um copo para que possam percorrer os três pontos de prova, divididos por perfis de vinhos Soalheiro: vinhos frutados e naturais, vinhos minerais e espumantes (máximo de 4 pessoas por ponto de prova). A visita é gratuita, mas requer inscrição prévia através do site www.soalheiro.com/enoturismo ou através do email [email protected]

aNOTÍCIA.pt