Centro Colombro recebe Exposição Fotobiográfica de Vieira da Silva

A “Exposição Fotobiográfica de Maria Helena Vieira da Silva” reúne o percurso de uma das artistas mais relevantes em Portugal e estará patente de 8 a 23 de maio no Centro Colombo.

Exposição Fotobiográfica de Vieira da Silva
Centro Colombro recebe Exposição Fotobiográfica de Vieira da Silva - ®DR

O Centro Colombo inaugura, no próximo dia 8 de maio, a “Exposição Fotobiográfica de Maria Helena Vieira da Silva”. Criada pela Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva no âmbito do centenário da artista, a mostra fotográfica reúne o percurso de uma das artistas mais relevantes em Portugal e estará patente até ao próximo dia 23 de maio, na Praça dos Navegantes, no Piso 0.

A exposição marca o arranque da iniciativa “Cultura no Centro”, lançado recentemente pela Sonae Sierra, que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais do setor cultural, nos vários centros comerciais ao longo de 2021. A iniciativa “Cultura no Centro” integra também a programação anual de A Arte Chegou ao Colombo – projeto de democratização da cultura do Centro Colombo -, com uma maior cadência de eventos ao longo do ano.

O percurso fotobiográfico de Maria Helena Vieira da Silva, é uma exposição com investigação do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva, com fotografias do percurso da artista, excertos de cartas que atestam alguns aspectos do seu percurso, excertos de recortes de jornais alusivos a períodos específicos da sua vida, bem como reproduções de esboços, esquiços e obras que são fundamentais no seu percurso.

No total, a exposição é composta por 27 painéis de 1*1m.

“A aposta na Arte e na sua democratização continuam a ser uma prioridade para o Centro Colombo.  A artista Vieira da Silva, pela sua imensa importância no panorama cultural português, traduz-se numa oportunidade única e rica para o Centro e que em muito nos orgulha”, comenta Paulo Gomes, Diretor do Centro Colombo.

Recorde-se que a ligação de Vieira da Silva ao Centro Colombo não é inédita.  Em 2019, a Arte Chegou ao Colombo teve como tema a exposição “Vieira da Silva. Exposição imersiva na obra da artista” e que reuniu 35 obras da artista, apresentadas de forma inédita numa experiência imersiva de digital & media art.

“Exposição Fotobiográfica de Maria Helena Vieira da Silva”, pode ser vista de 8 a 23 de maio, na Praça dos Navegantes, no Piso 0.

aNOTÍCIA.pt