Noventa e quatro anos de vida na exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”

Exposição retrospectiva de fotografias da vida e obra do ator Ruy de Carvalho “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, foi inaugurada esta quinta-feira, na Casa do Artista.

Retratos Contados de Ruy de Carvalho
Noventa e quatro anos de vida na exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A exposição retrospetiva de fotografias da vida e obra do ator Ruy de Carvalho, “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, que contou com a presença do artista, foi inaugurada esta quinta-feira (6), na Casa do Artista.

Ruy de Carvalho é um dos mais emblemáticos atores nacionais portugueses e dos poucos vivos da sua geração, detentor de inúmeros honrarias e comendas. A mostra reúne fotos retrospetivas da vida e da obra do ator, que vão da sua infância até às fotos efetuadas “há semanas atrás”.

Entre os vários elementos expostos, destaque para um conjunto de fotografias de autoria de Pedro Homem Cardoso, e o texto final da exposição de autoria da escritora Alice Vieira.

Ruy de Carvalho, de 94 anos, faz parte do elenco da peça “A Ratoeira”, atualmente em cena no teatro Armando Cortez, fator decisivo para que “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, fosse exposta na galeria Raul Solnado, contigua ao hall do Teatro.

A inauguração contou com a presença de artistas do panorama teatral, muitos deles companheiros de palco de Ruy de Carvalho.

Emocionado, mas apressado, porque tinha de se arranjar para a sessão da “A Ratoeira”, que iria ter início pouco depois, Ruy de Carvalho, agradeceu a presença de todos os presentes e a homenagem feita nesta exposição, “é um prazer muito grande para mim ver esta exposição e saber que contribui para engradecer o teatro em Portugal, com o meu trabalho, com o meu amor ao publico e àqueles que trabalham comigo.” concluiu.

Sem dúvida que Ruy de Carvalho, continua a responder ao chamamento do palco. Rapidamente retirou-se para se ir aprontar para mais uma vez subir ao palco do Teatro Armando Cortez, onde interpreta a personagem de Major Metcalf, na peça de Agatha Christie “A Ratoeira”.

A exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, comissariada por Nélson Mateus, é uma justa homenagem ao mais velho ator português no ativo “São 94 anos de vida, 78 de carreira e esta exposição acaba por ser um pouco do muito que este homem tem feito ao longo da sua vida.” sublinha este amigo de longa data.

 “Nesta sala, temos fotos de infância, temos fotos dele com os amigos, temos fotos dele com a mulher Rute, uma paixão digna dos melhores romances de amor, mas também temos fotos das condecorações recebidas. No fundo são 30 fotografias que pretendem contar muito em pouco” destaca Nelson Mateus.

A exposição pode ser visitada até ao final de julho na Casa do Artista, sendo intenção de Nelson Mateus, levá-la depois de norte a sul de Portugal, inclusive ilhas “e que o Ruy possa acompanhar-me, porque o Ruy é um homem de afetos, que gosta de falar com as pessoas”.

Esta iniciativa, é também, uma forma de apoiar a Casa do Artista que, vive um período particularmente difícil, dado que perdeu alguns dos seus residentes para a covid-19 e enfrenta diversos constrangimentos financeiros.

Na sequência dos contactos efetuados, junto de diversas entidades que ajudaram a pôr de pé esta exposição, Nelson Mateus, conseguiu ainda angariar mil euros, que foram entregues a José Raposo, presidente da Casa do Artista. “É pouco, mas como a minha avó dizia, migalhas também são pão, e desejamos que este seja o primeiro cheque de muitos”, concluiu Nelson Mateus.

aNOTÍCIA.pt