OATS o artista que eternizou Kobe Bryant em Cascais

OATS eternizou o antigo jogador profissional de basquetebol Kobe Bryant na requalificação de um recinto no Bairro das Faceiras, em São Domingos de Rana (Cascais).

OATS eternizou Kobe Bryant em Cascais
OATS o artista que eternizou Kobe Bryant em Cascais - ©Bruno Taveira

OATS, o artista cascalense que se prepara para participar na próxima edição do Mural18 eternizou recentemente Kobe Bryant num recinto no Bairro das Faceiras, em São Domingos de Rana (Cascais).

A efemeridade da arte urbana tem assumido uma nova visualidade, criando um impacto significativo na paisagem das cidades. OATS é um dos jovens cascalenses que tem assumido essa responsabilidade.

Desde janeiro de 2020, que são inúmeras as homenagens ao basquetebolista norte – americano Kobe Bryant que morreu aos 41 anos, num acidente de helicóptero. Kobe Bryant, jogador dos Los Angels Lakers na National Basketball Association (NBA), foi considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos na liga norte – americana.

Passado mais de um ano da sua morte, as homenagens repetem-se por diversas cidades do mundo e Portugal não foi exceção. As obras podem ser apreciadas em Lisboa e a outra em Cascais, realizada pelas mãos do artista Gustavo São Pedro ou OATS (como assina as suas obras).

É no meio das tintas, pinceis e murais, que o artista demonstra a paixão que nutre por este tipo de arte. Começou há sete anos a pintar em armazéns abandonados, dando vida às paredes inanimadas com cores berrantes e “lettrings” elaborados. Com o tempo, foi aperfeiçoando técnicas de desenho e pintura até se candidatar em 2019, à Bolsa de Promoção de Talento, promovida pela Cascais Jovem. Venceu a edição desse ano e a partir daí, tem divulgado o que melhor faz, “foi ótimo pela oportunidade de pintar murais de forma legal, e com alguma exposição, também foi uma ajuda enorme para me dar a conhecer”, afirma.

Este tipo de manifestação artística no espaço urbano, é hoje considerado pelas autarquias, um magnífico contributo para as dezenas fachadas de infraestruturas que acabam por ser vandalizadas. Cascais tem sido um exemplo, “é um município com muitos recursos logísticos, e com uma grande experiência no que toca à arte urbana, conseguem perceber como funciona todo o processo e facilitam ao máximo a sua realização”, refere.

Com diversos trabalhos realizados no concelho de Cascais, aquele que merece maior destaque é aquele em que OATS eternizou o antigo jogador profissional Kobe Bryant. Requalificou um recinto no Bairro das Faceiras, em São Domingos de Rana (Cascais), ao abrigo do programa 3×3 BASKETART, da Federação Portuguesa de Basquetebol, “quando me desafiaram a fazer este projeto, confesso que tive um pouco de receio, pintar o chão torna-se complicado pois a perspetiva que temos do nosso trabalho é muito aproximada, e nunca conseguimos ver o trabalho como um todo, até subirmos o drone e avaliar o que tinha sido feito, mas o facto de ter tido liberdade total, e de terem confiado em mim, foi determinante para o projeto correr bem”.

Com muitos projetos e ideias para mostrar, Gustavo considera que ainda tem um longo caminho pela frente, “é um mundo competitivo, onde para sermos os melhores, temos de facto que provar que o somos, gosto de pensar que ainda sou novo nesta área e ainda tenho tudo para aprender, portanto pretendo chegar o mais longe que conseguir, mas sempre no tempo certo, com humilde, e a trabalhar cada vez mais”.

O artista cascalense prepara-se para participar na próxima edição do Mural18, um projeto de apoio à cultura e arte, realizado em 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

aNOTÍCIA.pt